MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Nascido em Madri, Luiz Avello Diaz veio para Bagé em busca de emprego e permanece há 63 anos

Publicada em 28/06/2019
Nascido em Madri, Luiz Avello Diaz veio para Bagé em busca de emprego e permanece há 63 anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Seu Luiz chegou ao Brasil em 1956

Luiz Avello Dias, 90 anos, é uma figura ímpar. De riso fácil e uma alegria e lucidez contagiante, o espanhol veio para o Brasil em junho 1956. Em Bagé, chegou em busca de oportunidade de emprego. Na cidade, nasceram seus três filhos, sete netos e um bisneto.
A história de Avello começou em 12 março de 1929. Ele nasceu em Madri, na Espanha. Seus pais moravam na zona rural. Ele cresceu e se tornou torneiro mecânico, trabalhando em uma empresa multinacional. Sua irmã e cunhado vieram para o Brasil, tentando chegar ao Uruguai, mas, como não conseguiram visto (permissão para entrar no país), tiveram que permanecer em Bagé.
O cunhado trabalhava com o conserto de máquinas e o convidou para trabalhar na Rainha da Fronteira. Ele conseguiu todos os documentos, o contrato de trabalho e veio sozinho para o Brasil, deixando a esposa, Felicíssima Camison Bravo. Avello conta que, no início da Guerra Civil Espanhola, tinha sete anos e não pode estudar. Logo após, veio a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Sua oportunidade de estudo veio somente após os 15 anos, e, com isso, estudou apenas as séries iniciais, até o sétimo ano.
Avello passou pelas duas guerras. Sua vinda para o Brasil foi apenas com 27 anos. Ele conta que não sabia falar português e brinca que, até hoje, tem essa dificuldade. Após um mês no Brasil, deixou o trabalho com seu cunhado e abriu seu próprio negócio. Com isso, pôde trazer a esposa para Bagé.
Somente após quatro anos de casados, veio a primeira filha, Maria Luisa. Em seguida, seu filho Eugênio. Avello comenta que sua esposa aprendeu rápido o português e chegou a ajudá-lo na oficina, que se chamava “La puerta del sol” (fazendo alusão a praça da cidade de Madri, onde se encontra desde 1950 o quilometro zero das estradas espanholas).
Em 1965, com o intuito de fugir da ditadura brasileira, que iniciou um ano antes, pegou os dois filhos e a esposa e voltou para a Espanha. Lá permaneceram por um ano. “Meu filho adoeceu no navio e, enquanto não voltamos para Bagé, tinha febre constante”, comenta. Na sua volta, a esposa ficou grávida da filha Araly.
O madrileno comenta que, no seu retorno, o trabalho melhorou e o negócio prosperou. “Cheguei a ter 10 funcionários na oficina”, destaca. Avelo foi atuante na Sociedade Espanhola, onde chegou a permanecer sete anos como presidente, e também foi da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba).
Sem nenhum constrangimento, ele diz que foi muito mimado pela mãe e depois pela esposa, que morreu há três anos. “Nunca aprendi a cozinhar. A única vez esqueci de colocar sal nos bifes. Mas gosto muito de comer paella, com muito azeite de oliva”, revela.
Avello é aposentado nos dois países e hoje tem mais dificuldade de se locomover devido a dores nos joelhos. Ele comenta que, por vezes, esquece das coisas ‘por vontade própria’, mas lembra que, quando chegou em Bagé, a cidade era bem diferente. “O lado norte era somente campo”, disse. Hoje, Avello mora com a filha Maria Luisa e seu genro, Álvaro, além dos netos. Um deles, Augusto Avello, comenta que o avô é seu melhor amigo e a figura mais interessante da casa, devido seu bom humor e experiência de vida.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br