MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pampa Sul recebe licença da Aneel e inicia operação comercial

Publicada em 29/06/2019
Pampa Sul recebe licença da Aneel e inicia operação comercial | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empreendimento já pode gerar energia para o Sistema Interligado Nacional

Dois dias após a publicação da Licença de Operação (LO) liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) foi autorizada, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a entrar em operação comercial. O documento foi publicado ontem, pela Aneel.
A Usina Pampa Sul, construída em Seival, município de Candiota, tem a capacidade instalada de 345 megawatts. A termelétrica é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova unidade por 25 anos, a partir de 2019. O empreendimento, que teve investimento de mais de R$ 2 bilhões, pode ser considerado o maior desenvolvido no sul do Brasil nos últimos anos. “O sucesso da implantação da UTE Pampa Sul está também no diferencial tecnológico que a Usina representa, já que vários equipamentos agregam o que há de mais moderno no mundo”, destaca o gerente geral da obra, Luiz Torres.
A obra, que iniciou em 2015, chegou a gerar cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos. A expectativa agora é que, durante a operação comercial, sejam mantidos, aproximadamente, 400 postos de trabalho também diretos e indiretos. Para a usina, somente de trabalhadores diretos são, aproximadamente, 100 postos de trabalho. “O início da operação comercial de um empreendimento tão complexo quanto a UTE Pampa Sul é um marco que precisa ser comemorado. A partir de agora, o Brasil passa a contar com uma Usina de alta tecnologia e que representa segurança ao sistema energético nacional”, destaca o diretor do Projeto e responsável pela implantação, Odilon Parente.

Ações socioambientais
Durante os quatro anos de implantação da UTE Pampa Sul, uma série de programas socioambientais foram desenvolvidos com o objetivo de promover ações capazes de evitar, mitigar ou compensar danos ambientais, assim como otimizar os investimentos sociais que ainda encontram-se em andamento na região. Todas as ações socioambientais estão sendo, desde o início, supervisionadas pelos técnicos Ibama, cujos resultados foram fundamentais para a emissão Licença de Operação (LO) da Usina emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no dia 13 de junho de 2019.
Dentre as mais recentes atividades que representam ganhos para as comunidades de Candiota e Hulha Negra, destacam-se as obras de pavimentação da estrada que liga a mineradora Copelmi até a UTE Pampa Sul, a instalação de uma Estação de Tratamento de Água em Candiota, um reservatório de água para a comunidade do Seival, com capacidade total de 100 metros cúbicos que visa garantir mais segurança hídrica, e a possibilidade de captação de água do reservatório da Usina para a comunidade de Hulha Negra, cuja Estação de Tratamento de Água na comunidade da Trigolândia e de uma adutora estão em fase de licenciamento ambiental pela Prefeitura da cidade, que enfrenta problemas históricos de disponibilidade hídrica.
“Para a operação comercial da Usina continuaremos com o desenvolvimento dos programas socioambientais, conforme condicionantes emitidas pelo Ibama na LO, e buscando manter um relacionamento próximo às comunidades regionais”, salienta o gerente responsável pela operação da UTE, Renato Barbosa.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br