ANO: 25 | Nº: 6334

Divaldo Lara

divaldolara@gmail.com
Prefeito de Bagé
01/07/2019 Divaldo Lara (Opinião)

Prefeitura e Santa Casa, juntas

Lembro-me dos primeiros dias que antecediam o início do nosso governo, em 2016, a quantidade de desafios que teríamos pela frente. E, dentre eles, um que não era de ligação direta com a prefeitura, mas relacionava-se à saúde dos bajeenses e nos atingia como um todo. Refiro-me à recuperação do Hospital Universitário que vinha com serviços e portas fechadas. Era a hora de darmos as mãos e nos unirmos pelos bajeenses.
Desde as primeiras reuniões junto com a Fundação Atilla Taborda, mantenedora do hospital e com a direção da instituição, tínhamos o firme propósito de comprar serviços para a população, em uma ajuda mútua. No modelo antigo, a prefeitura repassava recursos aos hospitais e estávamos determinados a mudar esse formato.
Se é recurso da população que está sendo empregado nestes repasses, quisemos que também houvesse um retorno claro, combinado e imediato, além de possibilitar ao hospital Universitário, que é uma referência regional, se erguer novamente. Como prevíamos, o formato deu certo.
Desde então, passamos a oferecer três mil exames por mês para a população através da instituição e zeramos filas de espera em muitos deles. Colocamos o tomógrafo, encaixotado por oito anos, a funcionar e, até agora, com a marca de 10 mil procedimentos realizados  e ainda os 39 leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com a mesma qualidade dos particulares, com ar condicionado e TV a cabo fazem parte do pacote inicial de melhorias tanto para a população quanto para a instituição, que hoje está fortalecida.
O modelo, que tem surpreendido gestores do Estado, já possibilitou outros avanços como a recente inauguração de um bloco cirúrgico, a instalação de dois elevadores e uma sala especial para doação de sangue, que inclusive neste sábado, foi utilizada na campanha de arrecadação.
Você deve estar se perguntando, mas o título desta coluna refere-se à Santa Casa e até agora falamos apenas sobre o Hospital Universitário. Não se trata de um engano, mas sim para contextualizar o quanto uma parceria se tornou sólida e com resultados reais para todos.
E também por ser, justamente, esse o modelo que queremos, agora, sob nova provedoria, também implementar na Santa Casa, passando a oferecer ainda mais qualidade tanto à instituição quanto aos bajeenses. A proposta já havia sido feita anteriormente, mas até então, a provedoria anterior, não a entendia como um modelo viável para a instituição.
Reuni-me com nosso Secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, e com o novo provedor, Jorge Moussa, para darmos os primeiros passos nesta parceria e definirmos um pacote de serviços a serem disponibilizados para nossa população, que chega à marca de 80% utilizando os serviços SUS. Em breve teremos novidades, ótimas novidades.
Boas-vindas à Santa Casa!

Prefeitura comprará serviços do hospital para a população

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...