ANO: 25 | Nº: 6308
02/07/2019 Cidade

Cartórios eleitorais registram baixa procura pelo recadastramento biométrico

Foto: Antônio Rocha

Cartórios funcionam das 12h às 19h
Cartórios funcionam das 12h às 19h

Mesmo com o aumento no número de eleitores em Bagé, o recadastramento biométrico ainda não avançou no município. O prazo para a biometria obrigatória encerra em 2023, no País. Bagé é a única cidade na região que ainda não realizou o cadastro. Candiota, Aceguá e Hulha Negra já concluíram a atualização.
Em fevereiro, deste ano, a Rainha da Fronteira contava com um total de 91.875 eleitores. Destes, 15.904 já haviam realizado a biometria, representando 17,31% do número de eleitores. Agora, os cartórios da 7ª e 142ª Zonas Eleitorais contabilizam 92.121 eleitores, e, desde fevereiro, apenas 1.558 atualizaram os dados. A previsão é de que o recadastramento biométrico seja concluído em todos os municípios do Estado para as eleições de 2022.
Conforme o chefe do cartório da 7ª Zona Eleitoral, Renato da Silva Ribeiro, esse é o momento propício para realizar o recadastramento biométrico. Ele salienta que o processo é simples e leva de 10 a 15 minutos. Os cartório funcionam das 12h às 19h. “Por enquanto, não é obrigatório para Bagé, mas quando chegar próximo ao pleito, os eleitores têm que enfrentar filas”, disse.
O recadastramento biométrico está sendo realizado desde outubro de 2015 e todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus cadastros ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados.
A biometria é oferecida aos eleitores que procuram os cartórios para qualquer tipo de procedimento, desde regularização junto à Justiça Eleitoral, quanto à expedição do primeiro título eleitoral. Para a atualização é necessário título de eleitor, documento de identidade com foto e um comprovante de residência. O atendimento pode ser agendado pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...