MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cartórios eleitorais registram baixa procura pelo recadastramento biométrico

Publicada em 02/07/2019
Cartórios eleitorais registram baixa procura pelo recadastramento biométrico | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cartórios funcionam das 12h às 19h

Mesmo com o aumento no número de eleitores em Bagé, o recadastramento biométrico ainda não avançou no município. O prazo para a biometria obrigatória encerra em 2023, no País. Bagé é a única cidade na região que ainda não realizou o cadastro. Candiota, Aceguá e Hulha Negra já concluíram a atualização.
Em fevereiro, deste ano, a Rainha da Fronteira contava com um total de 91.875 eleitores. Destes, 15.904 já haviam realizado a biometria, representando 17,31% do número de eleitores. Agora, os cartórios da 7ª e 142ª Zonas Eleitorais contabilizam 92.121 eleitores, e, desde fevereiro, apenas 1.558 atualizaram os dados. A previsão é de que o recadastramento biométrico seja concluído em todos os municípios do Estado para as eleições de 2022.
Conforme o chefe do cartório da 7ª Zona Eleitoral, Renato da Silva Ribeiro, esse é o momento propício para realizar o recadastramento biométrico. Ele salienta que o processo é simples e leva de 10 a 15 minutos. Os cartório funcionam das 12h às 19h. “Por enquanto, não é obrigatório para Bagé, mas quando chegar próximo ao pleito, os eleitores têm que enfrentar filas”, disse.
O recadastramento biométrico está sendo realizado desde outubro de 2015 e todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus cadastros ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados.
A biometria é oferecida aos eleitores que procuram os cartórios para qualquer tipo de procedimento, desde regularização junto à Justiça Eleitoral, quanto à expedição do primeiro título eleitoral. Para a atualização é necessário título de eleitor, documento de identidade com foto e um comprovante de residência. O atendimento pode ser agendado pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br