ANO: 25 | Nº: 6378
03/07/2019 Cidade

Primeira mostra de projetos integradores da Urcamp conta com cerca de 50 trabalhos destaque

Foto: Tiago Rolim de Moura

Apresentações acontecem no Salão de Atos
Apresentações acontecem no Salão de Atos

De 1º a 4 de julho, a Urcamp está realizando a 1º Mostra de Projetos Integradores. A atividade conta com cerca de 50 trabalhos que se destacaram no primeiro semestre de 2019, dentro da Graduação I, modalidade inovadora, implementada pela Instituição de Ensino Superior. Os trabalhos foram desenvolvidos nos 16 cursos oferecidos. As apresentações são destinadas a alunos, professores, empresas e comunidade local e acontecem no Salão de Atos da Urcamp, sempre a partir das 19h. 

De acordo com o vice-reitor da Urcamp, Fábio Josende Paz, foram apresentados mais de 170 projetos entre os cursos que já trabalham dentro do modelo acadêmico da Graduação I e cerca de 50 foram classificados para a mostra. Ele agradeceu a dedicação dos professores e coordenadores de curso que, segundo Paz, abraçaram a ideia da Graduação I. “A Urcamp precisava ir por este caminho, que é o futuro da Educação”, destacou.

A pró-reitora de Ensino da Urcamp, professora Virgínia Dreux, explicou que os projetos foram trabalhados durante este primeiro semestre com diversos temas. Ela salienta que os alunos buscam soluções para problemas reais da comunidade e ressaltou que as empresas, órgãos ou instituições se cadastraram na Plataforma Sou I, que é um ambiente virtual disponível no site da Urcamp, e os alunos selecionam o problema demandado e trabalham na busca de uma solução, devolvendo o resultado para aquela empresa.

Virgínia lembra que os trabalhos são acadêmicos e, para tanto, os alunos realizam estudos em sala de aula, juntamente com os professores. Ela salientou que as apresentações nos cursos foram na quinta-feira da semana passada e, através da avaliação de bancas, foram escolhidos os destaques para a mostra. “Foi um desafio e uma emoção enorme a exposição dos resultados ”, disse.

Um dos projetos apresentados na primeira noite da mostra foi dos alunos de Sistemas de Informação do 5º Modulo de Arquitetura e Robótica. Os estudantes William Marques Alves, Antônio Bozano, Cristiano Borba de Souza e Felipe Maciel Lopes desenvolveram o projeto coletor de tampinha legal.

Lopes salientou que trabalho foi desenvolvido a partir da demanda da cantina da Instituição. Ele ressaltou que o trabalho conta com uma tela de Led, que solicita que as pessoas colaborem com a coleta de tampinhas plásticas e agradece no final da armazenagem. “A proposta, além de ajudar o meio ambiente, ainda soluciona o problema da cantina, que não tinha onde armazenar o material”, relata.

Na primeira noite, as apresentações foram de trabalhos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis , Engenharia Civil, Jornalismo e Sistemas de Informação; ontem foram apresentados os projetos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, História, Pedagogia, Educação Física. Hoje é a vez das graduações de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia e o encerramento, amanhã, será com os projetos de Enfermagem, Farmácia e Gastronomia.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...