MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

A Cultura e Identidade do Rio Grande do Sul pelas lentes de Eurico Salis

Publicada em 05/07/2019
A Cultura e Identidade do Rio Grande do Sul pelas lentes de Eurico Salis | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cláudia Sperb é artista e trabalha com mosaicos, xilogravuras e artesanato, em seu atelier Caminho das Serpentes - Parque de Mosaicos, na Via RS 873, Km 2 - Morro Reuter,

Depois de rodar mais de 20 mil quilômetros por estradas e caminhos do Rio Grande do Sul, em busca de histórias e personagens reais, o fotógrafo bajeense Eurico Salis finaliza a maior documentação fotográfica do Estado. Cultura e Identidade é o último livro da trilogia, seguindo o mesmo padrão gráfico de alta qualidade e acabamento dos anteriores: O Solo e o Homem (2013) e Homens e Máquinas (2017).

Em Bagé, no dia 16 de julho, às 19h, na galeria Edmundo Rodrigues no Palacete Pedro Osório, com coquetel de Neisa Budó, acontece o lançamento dessa obra. O convite para exposição de fotografias e sessão de autógrafos do Livro está sendo feito pela Secretaria de Estado da Cultura RS e Secretaria da Cultura e Turismo de Bagé.  

       

As diversas faces de um povo

O volume de 192 páginas é a conclusão da trilogia iniciada por esse bajeense em 2012.  A inspiração veio do seu avô, Eurico Jacinto Salis, que, em 1959, publicou O solo e o homem no Rio Grande do Sul, e contou com uma introdução assinada pelo escritor Érico Verissimo. Em O solo e o homem, o filho Luís Fernando Veríssimo assina a apresentação.  

O trabalho do autor é autoral e a foto precisa contar uma história, ter um contexto que valorize o visual. "Estou bastante orgulhoso da narrativa linear que construí com os livros", declarou Eurico Salis.

 

Em busca de novas histórias

Para o livro, Salis foi longe encontrar vidas reais com enfoque na diversidade étnica que formam o povo rio-grandense. Ele deixa claro que somos um povo em transformação, impactado por novas ondas modernas de imigração. "Temos haitianos e senegaleses sendo agregados à cultura e à vivência gaúcha. Esses, no futuro, produzirão novas facetas para o Estado", reflete.

Os textos de Renato Dalto dão, ainda, mais atratividade à obra. O projeto é incentivado pela Rouanet e LIC-RS. O making off foi clicado pelo fotógrafo-assistente da trilogia, João Mattos.  Essas imagens de bastidores da produção da obra, reproduzidas pelo Caderno Ellas foram extraídas do www.facebook.com/culturaeidentidade/.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br