ANO: 26 | Nº: 6577

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
05/07/2019 Caderno Ellas

Cronograma Capilar

Foto: Reprodução JM

Nutrição
Nutrição
Por Nathalia Godoy
Acadêmica do curso de Jornalismo da Urcamp

 

Nós, mulheres, fazemos cronograma capilar praticamente todos os meses do ano, porém quando chegam os períodos de frio e mais chuvosos, se torna mais complicado seguir com ele.

“Mas afinal, o que é esse tal cronograma capilar?” Ele consiste em uma rotina semanal de cuidados com os cabelos, sendo constituído por três fases: hidratação, nutrição e reconstrução

.

ETAPAS  

Agora, que já sabemos o que é o cronograma capilar, algo que vem fazendo sucesso nas redes sociais, vamos ver de forma detalha quais são suas etapas:

Hidratação capilar: é a etapa responsável por devolver água aos fios do cabelo para que tenham mais vida e sejam mais resistentes, sendo a fase mais recorrente do cronograma capilar. Tendo como principais componentes em suas fórmulas D-Pantenol, manteiga ou azeite de oliva, babosa, aminoácidos funcionais dentre outros componentes

Nutrição capilar: durante essa etapa você irá devolver os lipídios (gordura) e outros nutrientes que foram perdidos ao longo do tempo. Ela é feita por meio de produtos compostos por óleos, como as máscaras capilares ou utilizando os próprios óleos vegetais diretamente no cabelo.

 

  • Óleo de rícino: fortalece e auxilia no combate à queda por quebra;
  • Óleo de coco: rico em vitamina E e ácidos graxos;
  • Óleo de argan: controla o frizz e deixam os fios saudáveis;
  • Óleo de manga: rico em vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de girassol: hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
  • Óleo de abacate: rico em vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Proteína do ovo: rico em vitaminas A, vitaminas do complexo B e antioxidante;
  • Óleo de amla: rico em vitamina C, flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;
  • Azeite de oliva: rico em Vitaminas A, D, K e E.

 

Reconstrução capilar: feita, em média, duas vezes no mês. Por ser classificada como a mais potente, ela consiste em repor a massa capilar, engrossando e reconstituindo o fio evitando quebras por estarem finos demais ou porosos. Há, ainda, a reposição de outros componentes, como cisteína, arginina, colágeno, entre outros.

Onde encontrar?

Todos os produtos aqui mencionados foram sugeridos pela equipe de profissionais da Roses Cosméticos, que indicaram opções eficazes para cada etapa do cronograma.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...