MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Temporada de Arraial

Publicada em 05/07/2019
Temporada de Arraial | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

No mês de julho, seguem as famosas festas de São João regadas a comidas típicas. Delícias é que não vão faltar como bolo de milho, pinhão, canjica, pipoca, maçã do amor, vinho quente e quentão são alguns dos exemplos de quitutes dessa época do ano. Não são apenas as crianças que estão se divertindo na volta das fogueiras, os adultos também estão cedendo e se divertindo nos arraiais.

Pesquisamos, para compartilhar com nossos leitores, algumas receitas típicas dessa comemoração que são simples de executar. 

Maçã do Amor

Ingredientes

- seis maçãs

- seis palitos de sorvete

- meia xícara de glucose de milho

- duas xícaras de açúcar

- quatro gotas de corante vermelho

- granulado colorido para enfeitar

 

Modo de preparo: lave as maçãs e coloque os palitos de sorvete, que servirão de cabos. Em uma panela, coloque o açúcar e a glucose de milho e espere formar uma calda grossa - demora, aproximadamente, um minuto. Desligue e acrescente as quatro gotas de corante e misture bem. Segure as maçãs pelos cabos e passe-as pela calda. Em seguida despeje o granulado colorido e coloque as maçãs viradas de cabeça para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe na geladeira até endurecer.

 

Pé de Moleque

*Receita da Nestlé

Ingredientes

- uma xícara (chá) de açúcar

- uma xícara (chá) de amendoim, torrado e sem pele

- uma lata de leite condensado

Modo de Preparo: leve ao fogo baixo o açúcar e o amendoim, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o leite condensado em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa - mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos. Rendimento: 30 porções.

 

Bolo de Milho

Ingredientes

- duas espigas de milho cru (duas xícaras)

- uma xícara (chá) de açúcar

- seis colheres (sopa) de leite

- 100g de manteiga em temperatura ambiente

- dois ovos

- uma colher (sopa) de fermento em pó

- uma xícara e meia (chá) de farinha de trigo

- açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo: debulhe os grãos de milho (retire os grãos da espiga cortando com uma faca). No liquidificador, bata o milho com três colheres de leite. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro, acrescente os ovos e continue batendo. Siga adicionando o creme de milho do liquidificador e a farinha, acrescente as três colheres restantes do leite bata e por último o fermento. Coloque a massa em forma média com furo central untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por, aproximadamente, 30 minutos ou até que esteja pronto. Espere esfriar um pouco, desenforme e salpique açúcar de confeiteiro.

 

 

Cocada Cremosa

*Receita do site Panelinha

Ingredientes

- uma lata de leite condensado

- uma xícara (chá) de coco ralado fresco

- uma xícara e meia (chá) de leite

- uma colher (sopa) de manteiga

 

Modo de preparo: numa panela, leve ao fogo médio o leite condensado, o leite, a manteiga e o coco ralado. Com uma colher, misture bem, até que comece a soltar do fundo da panela. Transfira para um recipiente que vá à mesa e sirva quando esfriar.

Quentão

Ingredientes

- uma xícara e meia (chá) de açúcar

- uma xícara e meia (chá) de água

- 50g de gengibre cortado em fatias finas

- um limão cortado em rodelas

- quatro xícaras (chá) de cachaça

- três cravos da índia

- dois pedaços pequenos de canela em pau

Modo de preparo:  aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Junte todos os ingredientes, menos a cachaça, e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Junte a cachaça, com cuidado, de preferência fora do fogo para não incendiar, misture e deixe ferver em fogo baixo por três minutos. Sirva em caneca de barro ou louça, para não tirar o sabor do quentão.

 

Queijadinha

*Receita da Nestlé

Ingredientes

- três ovos

- uma lata de leite condensado

- 100 g de manteiga

- cinco colheres (sopa) de farinha de trigo

- uma xícara (chá) de queijo meia cura ralado

- 200 g de coco seco ralado

- uma xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo: Em um recipiente, passe as gemas pela peneira, junte as claras e bata com um batedor de arame por cerca de 30 segundos. Junte o leite condensado e a manteiga, misture bem e adicione a farinha de trigo, o queijo e o coco aos poucos, mexendo até ficar homogêneo. Coloque forminhas de papel dentro de formas de empada. Despeje a massa e leve ao forno médio-alto (200°C), pré-aquecido, por cerca de 35 minutos ou até dourar. Reserve. Em uma panela, misture o açúcar com uma xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo sem mexer. Espere engrossar até obter ponto de fio. Distribua sobre as queijadinhas e sirva. Dica: o queijo meia-cura pode ser substituído por queijo parmesão ralado. Rendimento: 25 porções  Tempo de preparo: 10 minutos

 

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br