MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

TJ-RS considera inconstitucional lei de Bagé que criou cargos em comissão

Publicada em 05/07/2019

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) considerou inconstitucionais artigos de lei municipal de Bagé que criaram 22 cargos em comissão, estabelecendo a reforma administrativa no município. A legislação está em vigor desde 2017. Em nota, o TJ-RS informa que a decisão deverá ser cumprida em 180 dias, após a publicação do acórdão.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta pelo Procurador-Geral de Justiça, que afirmou serem inconstitucionais artigos da lei 5.680, sancionada em 2017. A norma dispõe sobre a reforma administrativa no Executivo, reduzindo o número de secretarias e amplia suas respectivas atribuições, reduz a despesa com cargos em comissão, funções gratificadas e gratificações de função e dá outras providências.
Entre os cargos questionados estão assistente administrativo, responsável pelo Setor de Calçamento, responsável pela Limpeza Urbana, supervisor de Atendimento Habitacional, coordenador de Produtos Farmacêuticos, entre outros.
Na decisão, a desembargadora relatora, Marilene Bonzanini, observa que ‘houve flagrante inconstitucionalidade na criação de cargos em comissão destinados ao desempenho de funções técnicas, operacionais e burocráticas, sem qualquer vínculo direto ao desenvolvimento e planejamento de diretrizes das políticas traçadas pelo chefe do Poder Executivo Municipal, não ostentando, portanto, atribuições relacionadas ao exercício de direção, chefia e assessoramento que exijam a fidúcia inerente ao cargo de confiança’.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br