MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Instrução normativa definirá data de plantio e vazio sanitário para a soja no RS

Publicada em 06/07/2019

O Rio Grande do Sul terá uma instrução normativa definindo o calendário da semeadura e o vazio sanitário da soja. A definição ocorreu na tarde de quinta-feira, durante reunião da Câmara Setorial da Soja, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Representantes de produtores, indústria, pesquisadores, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do sistema financeiro discutiram os detalhes sobre a melhor época para o plantio, a data limite para a colheita e o período de vazio sanitário, no qual o plantio não é permitido para evitar a ferrugem asiática, principal doença que ataca a oleaginosa. No Brasil, estima-se que os prejuízos com essa doença cheguem a U$ 2,8 bilhões por safra.

A ferrugem asiática (ou ferrugem da soja) é causada por um fungo que impede a completa formação do grão, reduzindo a produtividade. Foi identificada no pela primeira vez no Brasil em 2001, e a sua disseminação é feita pelo vento. A ferrugem ocorre em praticamente todas as regiões brasileiras, e uma das estratégias de manejo é o vazio sanitário. "Avançamos bastante pois, além de conseguir fechar uma minuta de proposta da instrução normativa, vamos agendar reuniões com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina para tentar harmonizar os calendários", afirma Paulo Lipp, coordenador das Câmaras Setoriais da Seapdr.

A instrução já está em vigor em quase todos os estados produtores de soja do País, inclusive no Paraná e em Santa Catarina. Além desta normatização, a Câmara Setorial da Soja definiu que a coordenação passará a ser feita pelos produtores e por empresas cerealistas, com a assessoria técnica da Seapdr. Uma nova reunião está agendada para 29 de agosto, durante a Expointer, às 9h. O encontro ocorrerá uma hora antes de fórum da Câmara Setorial Nacional da Soja, a ser realizada pelo Mapa, às 10h, no auditório da administração do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

No Rio Grande do Sul, a área plantada com soja em 2018/2019 foi de cinco milhões e 803 mil hectares. A colheita chegou a 18 milhões e 677 mil toneladas, um crescimento de 6,45% em relação à safra anterior. A produtividade ficou em 3.218 kg/hectare, um aumento de 5,61% em relação ao ano anterior, segundo dados da Emater.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br