ANO: 25 | Nº: 6357
06/07/2019 Cidade

Pesquisadores do Brasil e Uruguai irão debater o tema Caudilhos e Exílios na fronteira

Como parte da programação de aniversário de 208 anos da cidade, o Arquivo Público Municipal de Bagé promove, no dia 15 de julho, o 5º Encontro Municipal de História. O evento binacional irá analisar o tema ‘Caudilhos e Exílios na fronteira Brasil - Uruguai’. O encontro terá início às 13h30min, no Salão Nobre da Prefeitura.
Na parte da manhã, serão realizados passeios por pontos históricos da cidade. O primeiro acontece no Cemitério da Santa Casa de Caridade e será guiado pela coordenadora do curso de História da Urcamp, Clarisse Ismério. Também haverá uma visita guiada ao Museu Dom Diogo de Sousa, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp).
As análises e exposições sobre o tema, que acontecem na parte da tarde, irão contar com os pesquisadores brasileiros Pablo Rodrigues e João Alberto Santos e os uruguaios Marcos Hernández, José Luís Cuello e Teresita Pirez.
O tema (Caudilhos e Exílios) pretende abrir uma série de debates sobre um tema que tem forte presença na memória histórica do Rio Grande do Sul e Uruguai, de forma muito expressiva e particular, no eixo Bagé-Melo, no final do século 19 e inicio do século 20. Na edição deste ano, a abordagem central será em torno dos caudilhos da família Saraiva\Saravia (Aparício, Gumercindo, Nepomuceno).
O evento conta com o apoio do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda e curso de História da Urcamp, Unipampa, e a Terceira Brigada de Cavalaria Mecanizada. O encontro é aberto à comunidade.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...