MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pesquisadores do Brasil e Uruguai irão debater o tema Caudilhos e Exílios na fronteira

Publicada em 06/07/2019

Como parte da programação de aniversário de 208 anos da cidade, o Arquivo Público Municipal de Bagé promove, no dia 15 de julho, o 5º Encontro Municipal de História. O evento binacional irá analisar o tema ‘Caudilhos e Exílios na fronteira Brasil - Uruguai’. O encontro terá início às 13h30min, no Salão Nobre da Prefeitura.
Na parte da manhã, serão realizados passeios por pontos históricos da cidade. O primeiro acontece no Cemitério da Santa Casa de Caridade e será guiado pela coordenadora do curso de História da Urcamp, Clarisse Ismério. Também haverá uma visita guiada ao Museu Dom Diogo de Sousa, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp).
As análises e exposições sobre o tema, que acontecem na parte da tarde, irão contar com os pesquisadores brasileiros Pablo Rodrigues e João Alberto Santos e os uruguaios Marcos Hernández, José Luís Cuello e Teresita Pirez.
O tema (Caudilhos e Exílios) pretende abrir uma série de debates sobre um tema que tem forte presença na memória histórica do Rio Grande do Sul e Uruguai, de forma muito expressiva e particular, no eixo Bagé-Melo, no final do século 19 e inicio do século 20. Na edição deste ano, a abordagem central será em torno dos caudilhos da família Saraiva\Saravia (Aparício, Gumercindo, Nepomuceno).
O evento conta com o apoio do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda e curso de História da Urcamp, Unipampa, e a Terceira Brigada de Cavalaria Mecanizada. O encontro é aberto à comunidade.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br