MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hulha Negra finaliza trâmites para utilização de água da barragem da Pampa Sul

Publicada em 09/07/2019
Hulha Negra finaliza trâmites para utilização de água da barragem da Pampa Sul | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reservatório foi construído a partir do barramento do Rio Jaguarão

Mais um passo foi dado, pelo município de Hulha Negra, para utilização da água do Reservatório da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) para o abastecimento da população. A prefeitura encaminhou a documentação à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) visando a Licença de Instalação da obra de implementação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e rede de água.

Conforme o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente de Hulha Negra, Antônio Hector Bastide Ramos, na última semana foi entregue, ao órgão ambiental, um plano de gerenciamento de resíduos que serão gerados pela contenção da rede e destinação do lodo retirado com o início da obra. Ramos salienta que estes são os trâmites finais para o início da obra.

Em fevereiro, a barragem atingiu a cota operacional e os equipamentos de tomada de água, junto ao reservatório, foram concluídos e testados pela UTE. O restante do projeto, que contempla a adutora que ligará a barragem da Pampa Sul ao município de Hulha Negra e a Estação de Tratamento de Água, é responsabilidade da prefeitura.

De acordo com o secretário, a estimativa é de que a obra inicie ainda no segundo semestre de 2019. Ramos comenta que, após a liberação da licença, o município fará a licitação para a contratação da empresa que executará as obras. “Precisamos muito desta rede que irá abastecer toda a sede e parte da zona rural do município”, frisa

Ramos lembra que o município é abastecido, hoje, por poços artesianos, que somam uma produção de 40 mil litros/hora. Com a nova estrutura, além de poder ofertar água tratada pela ETA, a rede de água será incrementada. “O município tem dificuldade de abastecimento no verão e a população sofre com a falta de água”, comenta.

Além da captação de água para uso na UTE Pampa Sul, o reservatório Jaguarão 2 auxiliará também parte do abastecimento de água dos municípios de Candiota e Hulha Negra. No caso da Capital do Carvão, a ETA já foi construída e está em operação. O reservatório será utilizado para o sistema de resfriamento (torres de resfriamento), onde parte da água será evaporada e devolvida ao ambiente. A Usina demandará, aproximadamente, 0,26 m³/s de água.

O reservatório está localizado na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra e foi formado a partir do barramento do rio Jaguarão, contando com 370,3 hectares (ha) de área alagada e mais uma Área de Proteção Permanente (APP) de 160,41 ha, totalizando 530,7 ha. O reservatório da barragem Jaguarão 2 é considerado de pequeno porte. Ele fica a, aproximadamente, 7 quilômetros da Usina e estará distante cerca de mais 7 KM, em linha reta, da Vila do Seival, em Candiota, e a 4 KM da localidade de Trigolândia, em Hulha Negra.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br