ANO: 25 | Nº: 6362
11/07/2019 Campo e Negócios

Secretaria de Desenvolvimento Econômico organiza Mostra de Mel e Derivados

Foto: Tiago Rolim de Moura

Apicultores de Bagé produzem, em média, 800 toneladas do produto por mês
Apicultores de Bagé produzem, em média, 800 toneladas do produto por mês
Com uma média de 800 a 900 toneladas de produção por ano, o mel tem demonstrado um grande potencial em Bagé. Pensando nisso, a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, promove, no dia 28 de julho, a 1ª Mostra de Mel e Derivados da Campanha e Alto Camaquã.
Serão apresentados alimentos como pães, bolos, biscoitos e balas; produtos medicinais como extrato e xaropes e própolis; e também de gênero cosmético como xampus, hidratantes e sabonetes de mel. Além disso, o evento terá palestra com técnicos especializados no assunto.
O secretário Bayard Paschoa Pereira, lembra que a atual gestão recebeu a estrutura da Casa do Mel fechada e totalmente sucateada e que com o empenho da pasta e do prefeito Divaldo Lara foi possível colocar o local em funcionamento novamente, propiciando um espaço dedicado ao produto e que beneficia produtores e consumidores. “Hoje temos o mel e derivados produzidos em Bagé em grandes redes de supermercados e também em comércios menores da periferia, mostrando que a nossa iniciativa de recuperar o espaço foi acertada”, considera Bayard.
O titular da pasta informa, ainda, que há muita qualidade no produto, já que os locais que manipulam o mel são inspecionados a cada quatro meses por um órgão federal. “A Casa do Mel tem uma importância estratégica para o município, já que cerca de 80 toneladas passam pelo local, o que compreende a 10% de toda produção e ainda temos um caminho a percorrer para aumentar este número”, avalia Divaldo.
Bayard informa, também, que Bagé conta com cerca de 50 produtores e que o própolis da região é considerado um dos melhores do mundo, por causa da qualidade do bioma pampa e também da preservação vegetal.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...