MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Zeca Brito será o novo diretor do Instituto Estadual de Cinema

Publicada em 11/07/2019
Zeca Brito será o novo diretor do Instituto Estadual de Cinema | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cineasta deve assumir o cargo em até 20 dias

O cineasta bajeense Zeca Brito aceitou o convite da Secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araújo, para assumir a direção do Instituto Estadual de Cinema (Incine). O anúncio aconteceu na sexta-feira, durante o Festival de Roteiros de Porto Alegre, realizado na Cinemateca Capitólio. De acordo com Brito, está semana iniciou o processo de contratação e deve demorar cerca de 20 dias para assumir o cargo.
Para o bajeense, será um desafio ficar à frente do instituto, visto que em vários momentos de sua carreira cinematográfica recorreu à instituição. O cineasta ressalta a responsabilidade de assumir o cargo e a mudança de rumo na vida profissional, onde passa a pensar mais no coletivo e nos agentes responsáveis pela produção cinematográfica do Estado. “Neste momento é necessária a busca de políticas públicas, que protejam o setor e os realizadores audiovisuais, e se busque maneiras de fomentar os direitos historicamente conquistados pela classe”, comenta.
Brito ressalta que pretende trabalhar para melhorar o cenário atual da produção audiovisual gaúcha. Ele enfatiza que grande parte da produção do Rio Grande do Sul teve intermediação ou ajuda da instituição, que tem peso histórico para o setor. Além disso, o instituto tem a responsabilidade de preservar, difundir e potencializar as produções. “É uma instituição que cumpre um papel social muito grande e tem um potencial para expandir o trabalho”, frisa.

Criação
O Instituto Estadual de Cinema foi criado por decreto, em 1986, para incentivar e apoiar, de forma sistemática, a produção, distribuição e exibição cinematográfica no Estado. Desde a sua criação, a instituição tem assegurado suporte técnico a 90% de todos os filmes realizados no Rio Grande do Sul. Um convênio com a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC/ABD-RS) permite disponibilizar câmeras, microfones, iluminação e mesa de montagem para captação de imagens e áudio. A Instituição também realiza ações de incentivo à produção cinematográfica, organizando e executando, anualmente, eventos como o Prêmio Iecine de Curta-Metragem, o Festival de Cinema de Gramado, Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Audiovisual, entre outros.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br