MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Acervo do Museu Dom Diogo deve integrar exposição no Iberê Camargo

Publicada em 12/07/2019
Acervo do Museu Dom Diogo deve integrar exposição no Iberê Camargo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Carolina e Caroline são curadoras e responsáveis pela pesquisa

O diretor executivo da Fundação Iberê Camargo, o bajeense Emílio Kalil, está no município para fazer uma triagem das obras do Grupo de Bagé, Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues e Carlos Scliar, que compõem o acervo do Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda. A pesquisa está sendo realizada para uma exposição que irá acontecer no último sábado de novembro, em Porto Alegre. Kalil está acompanhado pelas pesquisadoras e curadoras da exposição, Carolina Grippa e Caroline Hädrich, que estão fazendo um levantamento do acervo do museu e a seleção das obras que podem compor a mostra.

Além deles, o museu se prepara para receber a visita do também bajeense Paulo Amaral, que, desde fevereiro, preside o Instituto Brasileiro de Museus. Amaral, que é engenheiro, escritor, curador e artista plástico, se reúne, no sábado, com Kalil e as integrantes da comissão gestora de museus da Urcamp, Maria Luíza Pêgas e Carmem Barros. A visita marca o aniversário de 91 anos de Tarcísio Taborda, celebrado no dia 13 de julho.

Kalil salientou que o principal critério da triagem é a qualidade das obras. Ele disse que a visita a Bagé pode trazer bons resultados através de parcerias e até trazer aportes financeiros para a região. “Estamos construindo essa exposição. São vários passos até chegar ao desenho final", frisa.


Os Quatro de Bagé

Os acervos do Museu Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira contam com cerca de 300 peças do Grupo de Bagé. Conforme as curadoras Caroline e Carolina, irão compor a exposição, no Instituto Iberê, cerca de 100. A pesquisa está sendo realizada em vários municípios do país. “Estamos buscando obras que não são muito conhecidas e que façam um resgate histórico dos artistas. Eles não faziam somente gravuras”, disse Carolina.


Sobre Kalil

O diretor executivo do Instituto Iberê Camargo, em Porto Alegre, tem 68 anos. Ele saiu de Bagé com 17 anos e é formado em jornalismo. Kalil se dedica, há mais de 40 anos, à produção e à gestão cultural. Foi presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, diretor do Teatro Municipal de São Paulo e diretor do Grupo Corpo, em Belo Horizonte. Produziu espetáculos internacionais para as companhias de Pina Bausch, Merce Cunningham e Trisha Brown. Foi produtor de exposições importantes como a mostra Brasil 500 Anos e atuou como diretor de Produção e Projetos da 29ª Bienal de São Paulo. O bajeense foi Secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e presidente da Fundação Cidade das Artes (RJ).


Paulo Amaral

Já Paulo Amaral foi ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli (Margs) e está na presidência do Ibram, entidade vinculada ao Ministério da Cidadania (sob o comando do também gaúcho Osmar Terra), desde fevereiro, e responde pela administração direta de 30 instituições do setor.

O bajeense foi responsável pela curadoria e chefiou as atividades do Rio Grande do Sul no Ano do Brasil na França (Saison Brésil-France), da exposição Vasco Prado – A Escultura em Traço e da mostra Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, que integrou a missão cultural do Rio Grande do Sul na República Tcheca, entre outras.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br