ANO: 25 | Nº: 6283

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
12/07/2019 Caderno Ellas

As expressões da 27ª edição do Arte na Vitrine

Foto: Arquivo pessoal

Danúbio Gonçalves, pintura de Norma Vasconcellos
Danúbio Gonçalves, pintura de Norma Vasconcellos
Moda, arte e vitrine se misturam na semana que enaltece o aniversário da Rainha da Fronteira, onde artistas bajeenses expõem nas vitrines de lojas das avenidas centrais da cidade.

Trata-se de uma mostra coletiva de artistas locais, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Bagé, Secretaria de Cultura e Casa de Cultura Pedro Wayne, que, ao longo de sua existência, vêm destacando os trabalhos de centenas de artistas.

Hoje, destacamos algumas poesias e obras com a temática deste ano, que fala do mago Danúbio Gonçalves, o último do quarteto dos Artistas de Bagé, que partiu em abril, aos 94 anos. Danúbio nasceu aqui na cidade, em 1925, foi trineto do general Bento Gonçalves e um dos mais importantes artistas contemporâneos do Rio Grande do Sul, tendo produzido gravuras, pinturas, desenhos e murais. Frequentou o curso livre da Academia Julien e conheceu os principais museus da Espanha, Portugal, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Suíça, Itália, Alemanha e Áustria, em viagem de estudo. Conviveu, em Paris, com Cândido Portinari, José Moraes, Iberê Camargo, Carlos Scliar e outros renomados artistas do Brasil e do mundo.

Entre os temas que marcaram sua obra, estão as Charqueadas, o trabalho dos mineiros, o balonismo e as mulheres.

A 27ª  edição do Arte na Vitrine pode ser conferida pelas vitrines da cidade, nessa galeria a céu aberto, que se forma até o dia 17 de julho.   

 

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...