ANO: 25 | Nº: 6283
12/07/2019 Cidade

Coquetel marca a abertura do Arte na Vitrine e da Semana de Bagé

Foto: Viviane Becker

Presidente da Aciba falou sobre o legado deixado por Menezes
Presidente da Aciba falou sobre o legado deixado por Menezes
O coquetel de lançamento do Arte na Vitrine e da abertura da Semana de Bagé aconteceu na noite de quarta-feira, na Casa de Cultura Pedro Wayne, com a presença de convidados, artistas e empresários participantes da mostra.
Essa é a oportunidade para artistas em início de carreira e os já consagrados exporem seus trabalhos no Arte na Vitrine – uma mostra coletiva de artistas locais, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Secretaria Municipal de Cultura e Casa de Cultura Pedro Wayne.
Iniciado há quase três décadas, com periodicidade anual, a Arte na Vitrine, ao longo de sua existência, já destacou trabalhos de centenas de artistas. Neste ano, foram contempladas mais de 40 obras, em dezenas de empreendimentos comerciais de Bagé.

Homenagens
Além de provocar, na comunidade, a reflexão em torno do que está sendo exposto nas vitrines da cidade, o evento tem o objetivo de fomentar e divulgar a produção artística, bem como valorizar seus artistas e integrá-los à cena cultural e comercial. Em todas as edições, os itens em exibição fazem relação a um tema pré-determinado. Neste ano, o enfoque é na obra do artista Danúbio Gonçalves. O último do quarteto dos Artistas de Bagé morreu em abril, aos 94 anos, sendo um dos mais importantes artistas contemporâneos do Rio Grande do Sul.
Em 2019, a Aciba escolheu enaltecer aquele que se tornou uma referência empresarial em Bagé e sempre tratou com muito carinho esse projeto: o empresário Aracely dos Santos Menezes, que, assim como Danúbio, morreu neste ano.

Pronunciamentos
Durante o coquetel, o presidente da Aciba, Pedro Ernesto Capiotti Obino, falou sobre os homenageados da noite, e, em especial, o legado deixado por Menezes. Na sequência, o presidente do Conselho Superior da Aciba, Gilberto Alagia, deu seu depoimento particular sobre o empresário. "Aracely marcou época, contribuiu para o desenvolvimento econômico de Bagé e fez história, o que muito honra seus familiares e a Associação Comercial", comenta.
A secretária de Cultura, Anacarla Flores, fez a abertura oficial da Semana de Aniversário dos 208 anos de Bagé. Ela falou sobre o desafio e a necessidade de manter o projeto do Arte na Vitrine vivo e atraente a cada nova edição. Ela aproveitou para convidar a comunidade para participar dos eventos culturais e gratuitos que acontecem durante a Semana de Bagé.
A 27ª edição do projeto pode ser conferida pelas vitrines da cidade nesta galeria a céu aberto que se forma até o dia 17 de julho.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...