ANO: 25 | Nº: 6488
13/07/2019 Fogo cruzado

Rodrigo Lorenzoni articula agenda com ministério para debater radioterapia em Bagé

Foto: Tiago Rolim de Moura

Deputado afirma que agenda na cidade serviu para reafirmar compromissos
Deputado afirma que agenda na cidade serviu para reafirmar compromissos
O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, do DEM, articula reunião com o ministério da Saúde, para debater o projeto da radioterapia de Bagé. A agenda, prevista para agosto, deve contar com o prefeito Divaldo Lara, do PTB, com representação da provedoria da Santa Casa de Caridade de Bagé, e com o secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil. “É uma demanda de mais de 15 anos, que tem um impacto importantíssimo na saúde”, avalia o parlamentar.
Durante reunião com Kalil, representantes da provedoria, a exemplo do vice-provedor, Carlos Eduardo Oliveira dos Santos, Lorenzoni adiantou, na sexta-feira, que a data da reunião no ministério, em Brasília, deve ser confirmada nos próximos dias. A pauta, porém, está bem definida. “Já há um bom encaminhamento, inclusive, uma licitação para a obra. Agora, pretendemos buscar a autorização para o início das obras. Esta é uma prioridade”, garantiu.

Convênio
No encontro realizado na Santa Casa, Mena adiantou, ao vice-provedor, que o município trabalha para estabelecer convênio com o hospital. Ele revelou, ainda, que a prefeitura recebeu emendas parlamentares (indicadas por Afonso Hamm e Pedro Westphalen, ambos do Progressistas), destinadas para custeio em saúde. “Já temos recurso para o primeiro mês. Recebemos do prefeito o indicativo de que, em um primeiro momento, também teremos um valor de incentivo”, disse, ao salientar que a emenda assinada por Westphalen foi articulada pela vereadora Sonia Leite.

Educação
Lorenzoni cumpriu extensa agenda, em Bagé, recebendo reivindicações de diferentes setores. O parlamentar revela que também deve debater, em Brasília, uma pauta proposta pela secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara. “O município tem a possibilidade de instituir duas escolas cívico-militares. Recebemos a demanda, para que possamos contribuir, junto ao Ministério da Educação. Terça-feira,16, estaremos em Brasília, para tratar especificamente sobre esse assunto”, revela.

Partido
O presidente estadual do DEM encontrou espaço no roteiro para debater o contexto do partido, em Bagé. “Estamos fazendo um movimento de organização para eleição do ano que vem. Queremos ter um papel de maior protagonismo, aumentando a bancada na Câmara de Vereadores. Para isso, estamos fazendo trabalho de valorização das lideranças”, destaca.
O DEM elegeu um vereador, em 2016: Graciano Aristimunha Pereira. No Legislativo, o parlamentar exerceu a liderança de governo, até o final do ano passado, quando assumiu a direção do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb). O partido também tem representação no primeiro escalão, com o secretário Mário Mena Kalil.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...