MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Governador recebe representantes de setores afetados pelo 2,4-D

Publicada em 15/07/2019
Governador recebe representantes de setores afetados pelo 2,4-D | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo defende ajustes em normativas que regram uso de herbicida

O governador Eduardo Leite participou, na tarde de segunda-feira, de reunião com representantes dos setores da olivicultura, viticultura, apicultura e das cadeias da maçã e da erva-mate, articulada, junto ao Piratini, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara. O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, acompanhou o encontro. Pela região, participaram o empresário José Valter Pötter, da Estância/Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito, e Clori Peruzzo, de Bagé, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha.

Duas instruções normativas publicadas no começo deste mês, pelo governo do Estado, foram o tema do encontro, que reuniu, em sua maioria, representantes de produtores de culturas afetadas pelo uso do herbicida 2,4-D. Aprovadas pelos representantes, as instruções normativas 05/2019 e 06/2019 foram produzidas pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural em conjunto com entidades participantes do grupo de trabalho criado para discutir o tema. Durante o encontro, os representantes pediram alguns ajustes e apresentaram algumas demandas relacionadas ao tema.

O governador Leite agradeceu a disposição dos envolvidos em participar não só de debates a respeito da questão, mas também da busca pelas soluções. O secretário Covatti Filho deixou claro que as questões expostas pelo grupo serão levadas ao grupo técnico responsável pelo tema.

A instrução normativa 05/2019 estabelece o Termo de Conhecimento de Risco e de Responsabilidade, pelo qual o produtor rural ou representante legalmente habilitado deverá assinar a receita agronômica, ficando ciente de que os produtos agrotóxicos hormonais, inclusive os produtos com ingrediente ativo à base de ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), em caso de deriva, causam prejuízos para as culturas sensíveis. A instrução normativa 06/2019 estabelece o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e regulamenta a aplicação.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br