MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Uniformes escolares são avaliados por alunos e professores

Publicada em 16/07/2019
Uniformes escolares são avaliados por alunos e professores | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa atinge cerca de 13 mil estudantes da rede municipal


Prevenidos das temperaturas baixas da estação mais fria do ano, mais de 13 mil estudantes de Bagé vão para as aulas com uniformes. Pelo segundo ano consecutivo, todos os alunos da rede pública municipal, que é constituída por 63 escolas, receberam, da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) peças novas, e feitas com material para enfrentar o inverno rigoroso.
A primeira semana do mês de julho tem lembrado aos gaúchos, aliás, do quão rigoroso é o inverno. Entretanto, nem mesmo as temperaturas abaixo de zero e com sensações térmicas ainda menores, fizeram com que a vontade de estudar diminuísse nos alunos. É o que contam as alunas Eduarda Dias, e Kevelim Gomes, ambas do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gal. Emílio Luíz Mallet, que fica no bairro Bonito. Com sorrisos estampados no rosto, enquanto aproveitavam um solzinho na manhã gelada, as colegas de turma contam que os novos uniformes escolares oportunizam a todos o principal e mais importante para suportar o frio: calor e conforto. "Quando vi pela primeira vez, em 2018, gostei bastante das peças, até porque fica melhor de fazer as atividades e continuamos aquecidas", relata Eduarda. Já sua amiga, Kevelim, afirma que, muitas vezes, não tinha muita roupa voltada para o dia a dia, e acabava usando "as de sair". "Desta forma, a prefeitura ajuda muito, porque poupamos nossas peças para quando precisarmos usá-las", frisa. De forma descontraída, Eduarda encerra contando uma tática, "o jaquetão cabe mais roupas por baixo, ficamos quentinhas".
Para mostrar que a aprovação não vem só dos alunos mais velhos, Davi Soares, de quatro anos, que está no Pré 1 da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Marianinha Lopes, integrada ao Centro Educacional Profª. Mélanie Granier, contou que se sente muito quentinho com o kit de inverno. Um pouco envergonhado, mas ainda espontâneo, o pequeno diz que gostou. "É melhor de brincar", disse.
As equipes diretivas também comemoram a disponibilização e utilização dos uniformes. É o que conta a diretora da EMEF Fundação Bidart, Albéres Siqueira, que vê como de 'extrema importância' este investimento, pois, assim, estão todos padronizados e iguais em conforto. "A minha escola não é uma escola que tem alunos de uma única comunidade. Vêm estudantes de todos os locais. Então, o uso acaba organizando-os e proporcionando aqueles que não teriam a oportunidade e condições de estarem abrigados a chegarem quentinhos à sala de aula", afirma Albéres. Ela também aponta outro ponto positivo: a diminuição dos casos de bullyng, pela uniformização dos estudantes. "Isto ajuda a combater", afirma.
A secretária de Educação, Adriana Lara, afirma que sempre foi uma das principais metas poder proporcionar este bem aos mais de 13 mil alunos que as escolas de Bagé atendem nos três turnos de estudo. "Só neste ano, investimos mais de R$ 2 milhões na aquisição dos novos uniformes escolares. Um aluno com vestes confortáveis e de material de qualidade, quentinho e oferecido de forma gratuita, é um aluno concentrado, disposto a aprender e com um futuro melhor", sustenta. "Bagé está em um seleto grupo de cidades que conseguem disponibilizar aos seus estudantes uniformes escolares do berçário à Educação de Jovens e Adultos. E nossa região fria exige isto", conta ao lembrar que, em 2017, foi disponibilizado pares de calçados. Adriana aponta a satisfação dos alunos e alunas que receberam as vestimentas. "Quantos pezinhos não estavam gelados até a chegada das meias, quantos bracinhos não estavam arrepiados com o vento frio da manhã. Agora, todos iguais e quentinhos estampam sorrisos e alegria nas manhãs, tardes e noites de aula da nossa Rede Pública Municipal de Educação". 
Adriana, aliás, adianta: "os uniformes de verão já chegaram, e mais para perto do fim do ano serão entregues nas escolas aos alunos".

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br