MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Fetag-RS tem sua primeira reunião com governador Eduardo Leite

Publicada em 17/07/2019

A primeira reunião da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) com o governador Eduardo Leite ocorreu no final da tarde de segunda-feira. A agenda, viabilizada pelo deputado Elton Weber, tratou sobre reivindicações do setor. Estiveram presentes o presidente, Carlos Joel da Silva, o secretário geral, Pedrinho Signori. Participou, também, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

O primeiro ponto abordado foi a imediata liberação das sementes de milho do Programa Troca-Troca, para que os produtores possam realizar o plantio no período previsto. Ainda, em relação ao Programa de Forrageiras, o pedido foi para que o Estado realize o pagamento para os sindicatos. Entre outros assuntos, a Fetag-RS defendeu o fortalecimento e organização interna da Secretaria da Agricultura no que se refere à área da agricultura familiar, que está subordinada a esta após a fusão das secretarias no novo governo.

Silva cobrou que o Programa Estadual de Agroindústria seja potencializado para que agregue renda à produção das famílias do campo. Neste sentido, ainda foi demandada que a Nota Fiscal Eletrônica seja facultativa para os agricultores familiares, visto que ainda não há infraestrutura necessária no campo para a emissão.

E, ao final, os dirigentes reivindicaram a liberação dos pagamentos das parcelas dos contratos firmados com agricultores no Programa Mais Água Mais Renda, pois trata-se de uma lei estadual que garante esta devolutiva ao produtor. O pedido de fortalecimento da assistência técnica no Estado foi outra demanda, visando ampliar o atendimento aos agricultores. Ainda, finalizando a pauta, a cobrança se deu para que os sejam retomados os convênios com os fundos do Ibravin e do IGL, para que os recursos sejam utilizados para auxiliar as cadeias produtivas.

Carlos Joel avaliou a reunião como positiva. "Após meses de espera, o governador nos recebeu e acolheu as pautas da Fetag-RS. Para nós, enquanto entidade, é fundamental que o governo olhe a Agricultura Familiar de forma diferenciada. Acreditamos que a fala do governador, afirmando que as nossas reivindicações serão analisadas e respondidas o mais breve possível, seja verdadeira. Nosso sentimento é que o governo ainda está buscando conhecer profundamente cada segmento, o que é interessante para o andamento dos programas e políticas públicas que beneficiem nossos agricultores", mencionou.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br