MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Educartte realiza projeto de astronomia para Educação Infantil

Publicada em 18/07/2019
Educartte realiza projeto de astronomia para Educação Infantil | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Voltado ao atendimento dos bebês da Escola Educartte, um projeto ganhou visibilidade com o reconhecimento do Clube de Astronomia do Instituto Federal Rio-Grandense (IFSul), campus Bagé. Proposto pela pedagoga berçarista da escola, Liliaine Barreto e orientado pelo Gestor de Soluções Educacionais, Alisson Chagas, o projeto alcança bebês de quatro meses a um ano de idade e está em execução desde o início do ano letivo.
De forma contextualizada, a professora aborda assuntos da Astronomia, atendendo aos objetivos de aprendizagens previstos para os alunos da faixa etária que atende. Os bebês são estimulados e têm a sua parte sensorial desenvolvida por meio de intervenções inteligentes, que agregam elementos táteis, auditivos, visuais e olfativos. "O trabalho envolve elementos lúdicos e o encantamento", garante a pedagoga.
Com interesse em disseminar a área da ciência como parte integrante do conteúdo programático das escolas, o Clube de Astronomia do IFSul, coordenado por Andersin Ritta, imediatamente demonstrou interesse no projeto. Desta forma, firmou com a Educartte uma parceria para o desenvolvimento de um projeto piloto, voltado a outras instituições de ensino da cidade.
A professora Thainá Machado, uma das coordenadoras do clube, afirma que a abordagem científica da escola infantil aguçou ainda mais o interesse dos alunos na sua ideia de propagar o conhecimento em astronomia nas instituições locais de ensino. Destaca, ainda, que o clube é o único com registro de extensão nos órgãos oficiais de Astronomia, pretendendo, em breve, se lançar na escala de ensino e pesquisa.
Os alunos do IFSul, membros do clube, planejaram atividades divertidas e criativas e aplicaram com os alunos da Escola Educartte. O projeto é um piloto para aplicação em outras escolas do município.
A Astronomia é a mais antiga das ciências naturais e foi evidenciada, de forma categórica, por uma escola referência no ensino de crianças pequenas, bem no dia em que se comemorou ao Dia da Ciência e do Pesquisador Científico. A data homenageia o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. Desde então, a entidade se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o País. A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do País, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br