MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Ministério da Agricultura deve revisar norma que atinge ovinocultura gaúcha

Publicada em 18/07/2019

O deputado Rodrigo Lorenzoni, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha (FPA Gaúcha), acompanhou representantes do setor ovino do Rio Grande do Sul em reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na terça-feira, em Brasília. O objetivo do encontro era discutir a atualização do Regulamento de  Inspeção Industrial e Sanitária de Origem Animal (RIISPOA).
Com a mudança do RIISPOA em 2017, ovinos com sarcosporidiose são condenados e descartados para graxaria, mesmo quando a verificação é localizada em apenas um órgão ou em parte da carcaça, gerando assim profundos prejuízos ao criador. Porém, um estudo realizado pelo professor David Driemeier, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mostra que a doença não apresenta riscos para a saúde humana. Dessa forma, o pleito é para o retorno da redação original do regulamento - anterior a 2017- que preserva as questões sanitárias e não traz de forma inadequada prejuízos ao setor que já estima perda de R$ 580 milhões em 2018.
"Como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha tenho o compromisso de apoiar e incentivar o desenvolvimento do setor. Esse é um pedido legítimo dos criadores de ovinos, tendo em vista que o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor do país, por isso, sente-se prejudicado com a atual legislação", destacou o parlamentar.
Segundo divulgado, o Mapa acenou positivamente em encaminhar a reformulação da normativa. "Foi um ótimo encontro que teve um único objetivo: o fortalecimento desse setor tão importante para o nosso Estado", avaliou Lorenzoni. Também participaram da reunião o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, Edemundo Ferreira Gressler, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária na Câmara dos Deputados, Alceu Moreira, e o deputado estadual Edson Brum.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br