MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Agroindústrias de Bagé, Candiota e Hulha Negra são selecionadas para Expointer

Publicada em 19/07/2019
Agroindústrias de Bagé, Candiota e Hulha Negra são selecionadas para Expointer | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rosângela tem como carro chefe as ovelhas

A 21ª Feira da Agricultura Familiar da Expointer irá contar com seis empresas de Bagé, Candiota e Hulha Negra. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural divulgou, nesta semana, a lista com todos os empreendedores rurais selecionados para ocupar os 316 espaços de comercialização oferecidos na feira, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. De Bagé, a selecionada foi a artesã Rosângela Scholante (Criações da Rô), produtora na localidade de Palmas. Também irão participar do evento a Bionatur Sementes Agroecológicas, o Artesanato Santo Antônio e Fios e Vestes, de Candiota, além de Pillar Artesanato em Lã Crua e a Agroindústria da Tia Zane de Hulha Negra.
As inscrições foram homologadas pela Secretaria da Agricultura, em conjunto com a comissão organizadora do pavilhão, formada pela pasta, pelo governo federal, Emater, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetraf Sul) e Via Campesina.
Conforme Rosângela, que participa da Expointer há 19 anos, seu carro chefe são as ovelhinhas confeccionadas com pelego. Ela salienta que devem ser produzidas mais de 800 peças somente para a feira. “Estamos nos preparando já que a edição do ano passado foi a melhor dos últimos tempos”, disse. Rosângela relatou que, além das ovelhas, comercializa, palas, chinelos, ponchos xergões, blusões, meias e diversos produtos em lã crua. “Os chaveiros também têm muita saída”, comenta.
A artesã informa que conta com o apoio da família e também de três funcionárias na confecção das peças. Ela participa de várias feiras no Estado e também em Santa Catarina, Paraná e na Expotchê, em Brasília.

Infraestrutura
O pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer oferecerá aos visitantes toda a diversidade de produção das agroindústrias, artesanato rural, plantas e flores, além de quatro cozinhas com refeições. Os estandes serão divididos entre 312 estabelecimentos do Rio Grande do Sul, mais cinco do Rio de Janeiro e 10 de Minas Gerais. Ainda tem as quatro cozinhas que contam com produtos da agricultura familiar.
Serão 247 agroindústrias e 65 empreendedores nas áreas de artesanato rural, plantas e flores participando do Rio Grande do Sul, totalizando 312. O número de inscrições é 9,47% maior do que no passado, quando 285 expositores participaram da feira. Neste ano, 55 empreendimentos participarão pela primeira vez.

Pavilhão duplicado
No ano passado, além de completar 20 anos com sucesso reconhecido de público e vendas, o Pavilhão da Agricultura Familiar dobrou de tamanho, passando de 3,5 mil metros quadrados para 7,6 mil metros quadrados. Além de garantir o aumento do número de expositores, o novo espaço possibilitou a ampliação da praça de alimentação para 410 lugares e a criação de um depósito interno, que facilita a reposição dos produtos por parte das agroindústrias.
O Pavilhão da Agricultura Familiar vendeu 40,3% a mais do que em 2017, alcançando a marca de R$ 4 milhões em negócios. Houve crescimento também no desempenho do setor de artesanato, que contabilizou R$ 1.277.968,48, com a venda de 30.930 peças. O aumento em comparação ao ano passado foi de 16,18%.

Programa 
Todas os inscritos no Pavilhão da Agricultura Familiar devem estar inscritos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que oferece serviços para as agroindústrias familiares como qualificação técnica, incentivos financeiros para melhoria e legalização e assistência nas questões sanitárias, ambientais e tributárias, auxílio na elaboração de projetos para construção, reforma ou ampliação de agroindústrias familiares através do escritório central da Emater, elaboração de layout de rótulos e adequação com a legislação vigente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br