MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Dez anos do WhatsApp

Publicada em 19/07/2019
Dez anos do WhatsApp | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O aplicativo de conversas que revolucionou a comunicação completou uma década este ano. De acordo com informações do site www.techtudo.com.br, o aplicativo surgiu em fevereiro de 2009 e revolucionou o modelo de comunicação via Internet (Wi-Fi ou 3G/4G). Mais de um bilhão de pessoas usam o aplicativo e, atualmente, a rede conta com, aproximadamente, 100 milhões de usuários no Brasil. O número é tão relevante que deixa os brasileiros no topo da lista dos fãs do app, tornando esse o meio de comunicação mais usado no mundo.

WhatsApp é uma brincadeira com o termo "what's up?", como se fosse um "e aí?" ou "o que está rolando?", em inglês.

De 10 anos atrás até hoje, muitos recursos chegaram, por isso confira as principais mudanças da história do mensageiro.

- Ainda em 2015, o WhatsApp liberou as chamadas de voz para seus usuários. A versão passou a permitir que fossem realizadas ligações de graça utilizando o aplicativo conectado à internet (Wi-Fi ou 3G/4G). A nova função mexeu ainda mais com as operadoras telefônicas, já que não eram mais essenciais para que ligações via celular fossem feitas.

- Em 2017, o WhatsApp adicionou uma nova função inspirada nos Stories do Instagram. Por meio do recurso, chamado de Status do WhatsApp, o aplicativo, que antes era só para conversas, passou a permitir atualizações de status com imagens, GIFs, textos e vídeos que somem após 24 horas.

- O WhatsApp liberou, ainda em 2017, uma ferramenta para que o usuário compartilhasse a sua localização exata no mapa por meio do GPS existente nos smartphones. A nova função, quando ativada, exibe em tempo real a localização do usuário. Conforme a pessoa vai se movendo, o indicador no mapa vai junto e assim reflete o trajeto verdadeiro sem desculpas ou armações.

 - Quem estava sentindo falta de conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo por meio de vídeo, gostou muito da atualização do WhatsApp feita em 2018. As chamadas em grupo com áudio e com vídeo foram liberadas e os usuários passaram a poder participar simultaneamente das videoconferências, com os mesmos recursos que fizeram do Skype.

 - Em janeiro deste ano, o WhatsApp anunciou mais uma atualização: a redução do limite de encaminhamento de mensagens no app. Até o ano passado, o usuário podia encaminhar uma mesma mensagem para até 20 contatos. Agora, só é possível fazer o compartilhamento com, no máximo, cinco pessoas. A medida teve uma boa causa: diminuir e até mesmo evitar a propagação de boatos na Internet.

 

Recursos que todo usuário deveria conhecer

  # Desabilite o double check

•    Para desativar a confirmação de leitura, siga Configurações > Conta e selecione “Privacidade”

•    Desabilite a confirmação de leitura e aproveite para checar quem pode ver sua foto de perfil, seu status e o último acesso

# Escreva usando uma fonte diferente

Use os símbolos do seu teclado para digitar três vezes o acento grave no início e no final da mensagem. Cuidado para não confundir o símbolo de acento grave com aspas simples. Vai ficar assim: ```mensagem```.

 

#Escreva usando negrito, itálico ou riscado

Essa faz algum tempo, mas pouca gente usa. Escreva sua mensagem com os símbolos:

•    *para escrever em negrito*

•    _para escrever em itálico_

•    ~para escrever com um risco no meio~

 

 #  Mencione contatos em conversas em grupo

Para falar com alguém especificamente nas conversas em grupo, basta digitar “@” e escolher o contato na lista popup.

 

Próximos recursos da plataforma:

Muita atenção no app

Agora, o mensageiro irá ajudá-lo a ter mais cuidado ao enviar uma foto para um contato. Antes de enviar, aparecerá uma segunda informação mostrando o nome do destinatário.

 

Truques do WhatsApp

 -  Desativar o “Visto pela última vez” - se você não quer que seus contatos saibam quando foi que você viu o Whatsapp pela última vez, basta desativar a funcionalidade “Visto por último”.  Clique em “Configurações”; Depois clique em “Conta” e “Privacidade”;  Então, escolha “Visto por Último e, então, selecione a opção “Ninguém”. Prontinho! A privacidade vale para todos. Você também não poderá ver a última vez que seus contatos abriram o WhatsApp.

 -Enviar a sua localização

Um dos recursos mais úteis do WhatsApp é poder compartilhar a sua localização com seus contatos. Isso acaba com o problema de você se perder dos seus amigos em uma viagem ou em uma festa por exemplo, além de ajudar muito naquelas situações onde você não sabe o endereço do local, mas precisa que alguém chegue até onde você está.

– Abra o contato ou o grupo que você deseja compartilhar sua localização;

– Em seguida, clique no clipe localizado no canto inferior direito, como se fosse anexar um arquivo;

– Clique em “Localização” e depois em “Enviar sua localização atual”;

 

 #Adicionar toques diferentes nas conversas

O WhatsApp permite adicionar toques personalizados para cada uma das suas conversas, assim você já identifica quem está mandando mensagem antes mesmo de pegar o celular.  

– Entre na conversa ou no grupo que você deseja personalizar;

– Em seguida, clique no nome do grupo ou do contato;

– Vá em “Notificações personalizadas” e selecione “Personalizar;

– Escolha o toque, a vibração e, se quiser, configure o tipo de luz e notificação.

 

#Como gravar ligações no WhatsApp

Para muitos usuários, o WhatsApp assumiu definitivamente o papel do telefone. Além de ser o mensageiro mais utilizado pelos brasileiros, há quem só se comunique por meio dele, seja em chamadas de áudio ou vídeo. Porém, será que há como gravar ligações no WhatsApp?

Infelizmente, de forma nativa, o mensageiro não conta com recurso nesse sentido. Porém, graças a aplicativos de terceiros, você pode salvar os arquivos das conversas estabelecidas seja em ligações de áudio ou vídeo usando aplicativo extra. No Android, uma das melhores opções é Cube ACR, disponível gratuitamente na Play Store. 

 

# Como reduzir o consumo de internet no WhatsApp? Desative o download automático de imagens e vídeos.  

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br