ANO: 25 | Nº: 6383

Egon Kopereck

egonkopereck@gmail.com
Pastor da Congregação Evangélica Luterana da Paz
20/07/2019 Egon Kopereck (Opinião)

Dia do Amigo

Amigos leitores!
Nesse dia 20 de julho, temos, mais uma vez, o Dia do Amigo. Milton Nascimento já cantava: "Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito, debaixo de sete chaves." É verdade! Esse é um tesouro para ser guardado no fundo do coração, e conservado e cultivado com reciprocidade, pois vale ouro para vida. Na verdade, eu acho que o amigo ocupa mais espaço do que somente o lado esquerdo do peito. Amigo é alguém com que a gente chora, ri, se diverte, se aconselha. Amigo não se escolhe, não se pede, não se compra. Amizade não tem tempo pré-determinado para começar. Amizade é afeto, é amor, é respeito, veracidade, carinho, cumplicidade, parceria. Amigo é como folha de trevo de quatro pontas, é raro, mas existe.
Quem de nós não precisa, não almeja e deseja ter alguém em quem possa confiar plenamente, com quem possa se abrir, conversar, ouvir, se aconselhar, se animar e fortalecer? Um amigo vale mais do que muito dinheiro. Vale mais do que joias e coisas materiais. No mundo em que vivemos não é fácil encontrar um amigo assim, alguém que nos compreenda, ouça, ame, ajude, enfim, está ali, na hora em que mais precisamos, com ele podemos contar, e melhor, não tem hora, não tem dia, ele está ali, pronto para compartilhar, nos ouvir e socorrer.
O livro de Provérbios, na Bíblia Sagrada, nos traz algumas referências sobre um bom amigo, dizendo: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão." (Pv 17.17) "Há amigo mais chegado do que um irmão." (Pv 18.24)
Nesse Dia do Amigo, valorizemos, cultivemos, abracemos e agradeçamos a Deus por nossos verdadeiros e bons amigos, e não deixemos de dizer isso a eles também.
Mas, se é bom termos amigos verdadeiros e leais, não podemos esquecer que existe um amigo que nunca nos abandona. Existe um amigo com quem sempre podemos contar. Existe um amigo que nos compreende, perdoa e continua sempre do nosso lado. Os amigos que temos aqui no mundo, tem o seu limite, chega um momento onde eles não conseguem resolver nossos problemas e dificuldades. Tem um amigo que quer sempre estar conosco e transcende aos limites dessa vida. Para ele nada é impossível. Esse amigo é Jesus. Ele quer ser sempre nossa força, nosso apoio, nosso auxílio em toda e qualquer situação. Eu te pergunto: Ele já faz parte da tua vida? Ele quer ser teu amigo. Ele te diz ainda hoje: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo." (Apocalipse 3.20). Não perca essa oportunidade. Ele é amigo fiel, dedicado, presente e por tua e minha felicidade, deu a própria vida. Pode existir uma prova maior de amor do que essa? Diz no Evangelho de João 15.13: "Ninguém tem maior amor do que esse: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos."
Queres conhece-lo melhor? Leia a carta que ele nos deixou, a Bíblia Sagrada. Ali encontrarás e sentirás todo seu amor, sua bondade e sua graça.
Um poeta sacro escreveu assim.: Em Jesus amigo temos, / que sofreu a nossa dor / e nos manda que levemos / os cuidados ao Senhor. / Falta ao coração dorido / gozo, paz, consolação? / Leva, ó coração ferido, / tudo a Deus em oração."
Um feliz Dia do Amigo!

Pastor da Congregação Evangélica Luterana da Paz

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...