ANO: 25 | Nº: 6381
20/07/2019 Cidade

Livro retrata e relata histórias de Olhos D’água em mais de 50 anos

Foto: Tiago Rolim de Moura

Mattos aborda personagem e modo de vida de moradores da região
Mattos aborda personagem e modo de vida de moradores da região

Uma viagem na história das tradições gaúchas foi relatada e retratada na etinografia lançada pelo escritor, poeta e músico, Eron Vaz Mattos, no livro "Aqui Memorial em Olhos D'Água", região onde o autor foi criado e tem suas raízes. A edição compilou mais de 500 fotos e pesquisa sobre os hábitos e costumes dos gaúchos daquela região, resgatando a história.

O livro, segundo o autor, é um memorial sobre a forma de viver das pessoas da região de Olhos D'Água no passado. Mattos afirma que os costumes e hábitos mudaram muito nesse período de pesquisa e, por ser uma etnografia, aborda todas as atividades, crenças, benzeduras, receitas, vocabulários e expressões gaúchas, bolichos e personagens.

O escritor comenta que começou a compilar fotos, para fazer, inicialmente, uma mostra por temas. Porém, nos anos 2000, fez a primeira edição do livro com 191 páginas. Ele conta que, na ocasião, foram impressas cerca de 500 cópias e, até hoje, as pessoas cobravam uma segunda edição, por se tratar de uma pesquisa histórica com muitas curiosidades regionais. Depois de 20 anos juntando informações, o livro foi ampliado para 448 páginas, divididas em 11 capítulos. "Não existe cidade se não existir campo. São muitas informações que se perderam no tempo, inclusive as divisões sucessórias que vão tirando o antigo modo de viver no campo" , relata.

O livro foi patrocinado por um amigo de Mattos, da cidade de Camaquã, João Máximo Lopes. As fotos de capa e contracapa são assinadas pelo fotógrafo Edison Larronda e a diagramação é de Rogério Lêdo Matos. A edição conta, ainda, com depoimentos do professor Eduardo Contreiras Rodrigues, Attila Sá Siqueira, José Cipriano Nunes Vieira, já falecidos, e poemas e dedicatórias da poeta e escritora Elvira Nascimento (Mercinha).

Mattos comenta que o livro conta com uma descrição simples e clara de forma que pessoas que nunca tiveram vivencia no campo possam entender. O livro impresso em papel couché está à venda na empresa Mates y Asados, situada no entorno da praça da Estação. Ele não pretende fazer um lançamento oficial. "É um relato da vida", finaliza.

O escritor tem outras obras publicadas como Romance de Estrada Longa, Aqui Memorial de Olhos D'Água (1º edição), Meu Canto e Vida adentro, tempo afora.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...