ANO: 26 | Nº: 6588
22/07/2019 Cidade

Cinco décadas de empreendedorismo, beleza e bem-estar

Foto: Antônio Rocha

Neil celebra mais de 50 anos como representante da marca de cosméticos
Neil celebra mais de 50 anos como representante da marca de cosméticos

A professora aposentada Neil Carneiro de Borba orgulha-se de ter participado de 52 dos 133 anos de história da Avon. Ela, que iniciou a atuar nas vendas em 1967 (menos de 10 anos após a empresa se instalar no Brasil), segue na ativa, aos 93 anos, com a mesma euforia a cada nova campanha da marca de produtos cosméticos.
Esposa do poeta bajeense Altair Job de Borba e mãe de quatro filhos, Neil viu na venda por catálogo da marca norte-americana uma possibilidade de dinheiro extra para ajudar na renda familiar. Desde então, nunca perdeu uma campanha sequer e sempre recebe a caixa com os pedidos com o mesmo brilho nos olhos e satisfação em atender os clientes.
Falando em clientes, ao longo das mais de cinco décadas conquistou a fidelidade de muitas pessoas, que devido ao tempo de convivência viraram amigas. "As pessoas sempre a procuram por telefone ou vem até em casa porque sempre tem estoque e produtos a pronta entrega", destaca a nora, Regina Borba, que auxiliou a idosa, com problemas de audição, durante a entrevista.
É curioso notar, também, que além de desempenhar o papel de representante da marca, Neil também faz questão de experimentar todos os lançamentos a fim de saber quais são os benefícios de cada um. "Ela usa os produtos que vende e é muito vaidosa, não representa a idade que tem", conta a nora.
E para os mais próximos não é surpresa, durante as datas festivas e aniversários, ser presenteado com um dos produtos da marca. "Ela adora presentear a todos com cremes, perfumes e maquiagens. Tem uma grande visão comercial e acha que quem experimenta, sempre quer usar novamente", conta Regina.
Por sua animação e amor pela marca, Neil já foi laureada pela Avon como vendedora categoria "Ouro" e ganhou muitos prêmios e presentes durante as cinco décadas de atuação. Questionada sobre o que a marca representa em sua vida, a idosa afirma: "uma grande motivação. Fico muito contente quando chega a caixa com as encomendas e posso entregar os produtos aos meus fiéis clientes, que estão comigo há mais de 50 anos", garante.


Avon como ferramenta de empoderamento financeiro feminino
Desde 1886, a Avon é uma das principais empresas que promovem o empoderamento das mulheres. Seu fundador, David H. McConnell, criou a empresa a partir da ideia de que as mulheres poderiam ter uma renda independente “para garantir o próprio bem-estar e felicidade”, em uma época em que apenas 20% das mulheres norte-americanas trabalhavam fora de casa e 34 anos antes de elas conquistarem o direito ao voto nos Estados Unidos.
McConnell, que costumava vender livros de porta em porta, balizou a empresa em dois fatos: primeiro, seus clientes, principalmente mulheres, adoravam as amostras gratuitas de perfumes que ele oferecia como incentivo para que elas abrissem a porta; segundo, as mulheres se sentiam mais dispostas a comprar produtos de beleza vendidos por outras mulheres. A história do empoderamento das mulheres pela Avon começou quando Persis F. Eames Albee se tornou a primeira revendedora autônoma da empresa.
No Brasil, a Avon opera desde 1958, comercializando produtos em todo o território nacional. Atualmente, o país representa a maior operação da companhia e detém sua maior força de vendas.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...