MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé é a primeira cidade gaúcha a solicitar adesão ao Programa Saúde na Hora

Publicada em 23/07/2019

A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, solicitou ao Ministério da Saúde, o credenciamento da terceira equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) em quatro unidades de saúde (Castro Alves, Centro Social Urbano, Arvorezinha e Floresta), sendo o primeiro município gaúcho a enviar a documentação solicitando adesão ao Programa Saúde na Hora, que amplia o atendimento nessas unidades para 12 horas ininterruptas.
A partir de agora, os municípios que ampliarem o horário de atendimento à população nas Unidades de Saúde da Família (USF) passam a receber mais recursos do governo federal. Os repasses podem chegar a dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Bucal e do horário de funcionamento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais. A portaria que regulamenta a iniciativa foi assinada em maio pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
"Com as unidades funcionando em horário estendido, nós esperamos desafogar os serviços de emergência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA- 24h), onde a população busca atendimento em horários em que as Unidades de Saúde estão fechadas, como no fim da tarde. A aderência de Bagé ao programa é um grande passo para a construção de um sistema público de qualidade, que contemple toda a comunidade", destacou o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil.
De acordo com o titular municipal da saúde, a iniciativa irá permitir que a população tenha maior acesso aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal, entre outros procedimentos.
O prefeito Divaldo Lara reforçou que, além da ampliação do atendimento, a ideia é tornar a Atenção Primária mais resolutiva. “Bagé é a primeira cidade do Rio Grande do Sul que terá quatro unidades básicas trabalhando 12 horas consecutivas, recebendo um total de R$ 100 mil por mês de investimento. A União deve repassar para cada equipe um incentivo em torno de R$ 24 mil por mês, que vai reorganizar o atendimento ofertado nas unidades, como o número de equipes e a extensão do horário de funcionamento, qualificando ainda mais o atendimento à população”, complementou o chefe do executivo.
O prefeito ainda ressaltou que o município é o único gaúcho, até então, cadastrado no programa federal. “O horário de atendimento ainda deve ser definido, conforme a sugestão da população”, adianta.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br