MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Operação comercial deve estabelecer frequência de 600 voos anuais em Bagé

Publicada em 25/07/2019
Operação comercial deve estabelecer frequência de 600 voos anuais em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Datas de início das vendas de passagens e de começo das operações devem ser confirmadas hoje

A retomada dos voos regulares em Bagé está muito próxima de se consolidar, segundo o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil da Regional da Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes, do Progressistas, durante encontro na prefeitura, na terça-feira. O terminal bajeense operou voos regulares por mais de 18 anos e a maior demanda foi em 1984, onde cerca de 2,5 mil aeronaves circularam pelo espaço aéreo de Bagé. As operações com vendas de passagens funcionaram até 1998.
Hoje, o governador Eduardo Leite, do PSDB, o presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, o presidente da Two Flex, Rui Aquino, e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional na Assembleia, devem anunciar as datas de início das vendas de passagens e de começo das operações dos novos voos regionais comerciais no Rio Grande do Sul.
Segundo Antunes, as empresas Gol/TwoFlex e Azul estão interessadas em operar em Bagé. Porém é necessário finalizar as negociações entre empresas e governo, do percentual de redução do ICMS sobre o querosene, que está entre os benefícios do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. Ele comenta que o valor inicial era de 17%, depois reduziu para 12%, 10% ou 7%, dependendo do número de rotas a serem feitas, número de passageiros ou voos.
A Gol/TwoFlex, por ter aeronaves de porte menor e não necessitar da certificação da Agência Nacional de Aviação (Anac), conforme Antunes, pode iniciar os voos imediatamente. A previsão, conforme o parlamentar é que inicie no dia 2 de setembro. Já a Azul, depende do documento e a estimativa é que somente em janeiro de 2020 possa iniciar a operação.

Voos
A empresa Azul opera seis rotas regionais: de Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas e Santo Ângelo para Porto Alegre; e de Caxias do Sul e Passo Fundo para Campinas, São Paulo. O plano é ampliar a atuação para as cidades de Bagé e Santana do Livramento.
Já os planos de expansão da Gol, para o interior gaúcho, tem o objetivo de ofertar seis novas rotas regionais; de Bagé, Rio Grande, Santana do Livramento, Santa Rosa, São Borja e Alegrete para a capital gaúcha. A Gol pretende, para isso, firmar parceria com a companhia Two Flex.
Considerando apenas as operações da empresa Gol/TwoFlex,  que podem iniciar já em setembro deste ano, a estimativa do superintendente do Aeroporto Internacional de Bagé - Comandante Gustavo Kraemer, Anilson Silveira Gonçalves, é de que haja um aumento de cerca de 600 voos por ano. Ele comenta que, em 2018, o aeroporto recebeu 170 aeronaves de táxi aéreos, jatos executivos e helicópteros. No primeiro semestre deste ano, o número já chega a 93.

Melhorias
De acordo com Gonçalves, várias ações estão sendo efetivadas no aeroporto para receber a fiscalização da Anac, prevista para o final deste mês. Uma delas é a ampliação do terminal de passageiros e também a contratação de uma empresa para prestação de serviços que irá identificar a fauna no entorno do aeroporto. Essa medida é uma exigência da Anac e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). “São alguns dos investimentos da Infraero para que o terminal fique pronto para receber os voos”, disse.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br