MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé é contemplada com Oficina Ortopédica

Publicada em 26/07/2019

Na quarta-feira, 24, aconteceu a primeira reunião extraordinária na Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, com os agentes envolvidos no projeto de implantação da Oficina Ortopédica em Bagé, com a finalidade de dar subsídios necessários à elaboração do projeto técnico à empresa R Pereira Engenharia e Construções Ltda, contratada para execução da obra, que deve ser concluída em até 90 dias. Na oficina, serão produzidas órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, dando suporte ao Serviço de Reabilitação Física, que atende além de Bagé, mais 28 municípios da região.
O recurso, via Ministério da Saúde para a construção, é de R$ 744 mil, e a oficina será construída em um terreno ao lado do Centro de Referência Eduardo Sá Monmany, no bairro Getúlio Vargas. Bagé foi habilitada a receber a estrutura, após o parecer favorável do Ministério da Saúde, através da publicação no Diário Oficial da União, da Portaria nº 4.045, que habilitava os municípios que prestavam atendimento auditivo, físico e intelectual a obter recursos financeiros destinados à execução das obras de construção da oficina ortopédica.
De acordo com a coordenadora municipal de fisioterapia, Clarissa Collares, além da dispensação e confecção de órteses, próteses, meios de locomoção, com a implantação da oficina será possível realizar adaptação e manutenção, sem precisar vir um profissional de outro local para essa finalidade. “Esse serviço é de extrema importância às pessoas com algum tipo de deficiência, colaborando com mais resolutividade às necessidades apresentadas. Teremos uma equipe de ortesistas e protesistas trabalhando diretamente conosco, em um local nosso, equipado, valorizando ainda mais as pessoas que se utilizam deste serviço”, completa.
Já a coordenadora do Serviço de Reabilitação Física, Cristiana Kovalscki, frisa que este é um grande marco no trabalho que já é realizado. “A oficina vem reforçar todo este empenho em prol da melhoria da qualidade de vida destes usuários. Estamos muito felizes com essa conquista”, comemora.
Para o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, a vinda da oficina é um ganho imensurável. “Estamos contentes, pois trabalhamos para que os nossos pacientes possam ser bem atendidos. A oficina ortopédica garantirá amplo serviço de assistência à saúde, promovendo a reabilitação e reintegração social de pessoas com deficiência”, disse.
Mena ainda relatou que a construção da oficina é a prévia do atendimento do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) nas áreas física, auditiva e intelectual, que também já foi habilitado junto ao governo federal e só aguarda os trâmites finais junto ao Ministério da Saúde. Dessa forma, Bagé terá uma unidade específica voltada para o atendimento às pessoas com deficiência em um único local.
De acordo com o prefeito Divaldo Lara, o município tem se tornado uma excelência nos serviços ofertados na área da saúde. “Antigamente, as pessoas esperavam meses para receberem seus meios de locomoção, que eram produzidos em fábricas de outros municípios. Agora, nossa comunidade vai receber um atendimento digno, com mais agilidade, e uma estrutura específica para a fabricação de órteses, próteses e outros meios auxiliares de locomoção. Estamos trabalhando para melhorar a vida da nossa população”, afirmou o gestor municipal.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br