ANO: 26 | Nº: 6587
27/07/2019 Cidade

Exposição da pedra da Lua será aberta neste domingo

Foto: Tadeu Vilani/EspecialJM

Mostra acontece no Museu Dom Diogo de Souza
Mostra acontece no Museu Dom Diogo de Souza
A partir deste final de semana, um fragmento do satélite natural da Terra, único catalogado em solo brasileiro, será exposto pelo Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp). A mostra, denominada “50 degraus te levam até a Lua”, irá expor a pedra da Lua em homenagem aos 50 anos do primeiro pouso realizado pelo programa Apollo, em terreno lunar (quando Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua).
A solenidade de abertura da mostra acontece no sábado, às 18h30min e irá contar com a presença de autoridades e convidados. A partir do domingo, das 14h às 18h, estará disponível para o público.
Uma das gestoras dos museus mantidos pela Fat/Urcamp, Maria Luíza Pêgas (Lala), salienta que a exposição irá contar com o apoio da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), através de general Carlos Augusto Ramires. Ela comenta que, além do fragmento, a exposição terá a contextualização da chegada do homem à Lua. “Iremos mostrar o acervo através de revistas, fotos e objetos, desde 1969”, disse.

Artefato histórico
A pedra da Lua está acomodada em uma pequena esfera de acrílico, em um retábulo de madeira identificado com a bandeira do Brasil que integrou a missão lunar. A pedra de aparência esponjosa pesa 1,1 grama e mede pouco menos de um centímetro. A amostra rara (uma entre as 135 que foram distribuídas pelo mundo) é uma prova física da última expedição tripulada, realizada pela NASA (agência especial dos Estados Unidos).
O fragmento coletado pela Apollo 17, em dezembro de 1972, é mantido pela instituição desde a década de 1970, quando foi entregue para o historiador Tarcísio Taborda. A peça ficou exposta até 1999, quando uma pedra semelhante, obtida ilegalmente, em Honduras, na América Central, despertou o interesse de colecionadores. Desde então, a localização da amostra confiada à Fat/Urcamp é secreta.

Horários de visitação
A visitação, no Museu Dom Diogo de Souza, acontece de terça a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min, e das 14h às 18h. No sábado e no domingo, a mostra pode ser visitada das 14h às 18h.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...