MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Feira divulga os usos do mel e mostra as potencialidades do Estado

Publicada em 29/07/2019
Feira divulga os usos do mel e mostra as potencialidades do Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Produtos variados foram comercializados

A primeira edição da Mostra de Mel e derivados da Campanha e Alto Camaquã reuniu, ontem, em Bagé, mais de 20 produtores de vários municípios do Estado. O evento teve como objetivo mostrar a produção e de produtos alimentícios (como balas, biscoitos e pães), também itens medicinais e cosméticos que tiveram o mel como matéria-prima, como xampus, hidratantes e sabonetes.
Segundo o coordenador da Casa do Mel, Domingos Braga, houve a participação de produtores de Canguçu, Piratini, Pelotas, Lajeado, Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Aceguá, Hulha Negra e Bagé. Ele ressalta que foram apresentadas palestras e uma mesa redonda com os participantes. “No final, foi produzido um documento com reivindicações do setor, que será encaminhado para as autoridades estaduais”, comenta.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, informa que além da comercialização, a feira atingiu todos os objetivos, porque mostrou as potencialidades dado mel e tudo o que é possível fazer com os derivados. “Apresentamos um pouco de tudo e a população teve acesso aos apicultores. Essa é uma prática da pasta realizada em todos os seguimentos econômicos do município”, informa.
Pereira também destaca a produção da Casa do Mel como um dos destaques do evento, que surgiu como forma de estreitar os laços do trabalho desenvolvido pelos apicultores da região com a população. Ele informa que a produção regional de mel é de cerca de 800 toneladas por ano.
Silvani Vargas dos Santos veio, há seis anos, para produzir mel em Bagé. Ela relata que o clima é melhor para as abelhas, no comparativo com São Leopoldo, onde produzia antes. Silvani apresenta produtos diferenciados, como o meldolate, pão de mel, licores, própolis e polén.
Para o apicultor e proprietário da empresa Mel do Tio Gerson, Gerson Fensterseifer, que é um dos maiores produtores do Estado, o setor passa por dificuldades devido ao baixo preço. Ele explica que o quilo do produto no atacado é de R$ 4,5, enquanto a cerca de dois anos, era de R$ 12. “O mel do Estado tinha muita qualidade e exportávamos mais de 50% do que produzíamos, mas, devido à contaminação de agrotóxicos, o mercado internacional se fechou para o produto brasileiro e, com isso, o preço baixou”, lamenta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br