MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Reitora Lia Quintana inaugura exposição da Pedra da Lua

Publicada em 29/07/2019
Reitora Lia Quintana inaugura exposição da Pedra da Lua | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Público lotou o espaço para conhecer o artefato

O único fragmento do satélite natural da Terra catalogado em solo brasileiro está exposto no Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp). A mostra foi aberta no final de semana e conta com o apoio da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), através de general Carlos Augusto Ramires. A reitora da Urcamp e presidente da Fat, Lia Quintana, participou da solenidade de abertura.
O museu Dom Diogo de Souza foi ambientado com fotos e ilustrações, objetos e revistas do ano de 1969. Na entrada, estão em exposição os memoriais “Dos pássaros às máquinas de voar”, que apresenta desde os desenhos mais antigos até o primeiro pouso do homem na Lua. Também, segundo uma das gestoras dos museus mantidos pela Fat/Urcamp, Carmen Barros (Lula), por meio da mostra “1969: ano que tudo aconteceu?”, são destacadas três linhas: Bagé, Brasil e mundo, com os fatos mais importantes ocorridos há 50 anos.
Para a reitora, é sempre importante poder vivenciar a história. Ela lembra que a população sempre fala que “Bagé tinha isso, Bagé tinha aquilo”, mas afirmou: “Bagé tem a Pedra da Lua!”. Lia também relembrou de alguns objetos da infância, como a eletrola, que toca discos de vinil em plena era tecnológica. A reitora enfatizou, ainda, que quando o homem pisou na Lua, tinha apenas nove anos. “Foi à noite e as televisões eram pequenas e transmitiam em preto e branco”, recorda.
Para a pró-reitora de ensino, Virgínia Dreux, a exposição dos 50 anos do primeiro pouso realizado pelo programa Apollo na Lua tem uma questão educativa, que é o papel da Urcamp. Ela salienta que, hoje, a instituição usufrui do museu para estudo e pesquisa dos alunos.
A mostra, denominada “50 degraus te levam até a Lua”, está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min, e das 14h às 18h. No sábado e no domingo, pode ser visitada das 14h às 18h.


Artefato único

A sala onde está a pedra foi ambientada e conta com a segurança do Exército. O artefato está acomodado em uma pequena esfera de acrílico, em um retábulo de madeira identificado com a Bandeira do Brasil, que integrou a missão lunar.
A pedra, de aparência esponjosa, pesa 1,1 grama e mede pouco menos de um centímetro. A amostra rara (uma entre as 135 que foram distribuídas pelo mundo) é uma prova física da última expedição tripulada, realizada pela NASA (Agência Especial dos Estados Unidos).
O fragmento coletado pela Apollo 17, em dezembro de 1972, é mantido pela instituição desde a década de 1970, quando foi entregue para o historiador Tarcísio Taborda. A peça ficou exposta até 1999, quando uma pedra semelhante, obtida ilegalmente, em Honduras, na América Central, despertou o interesse de colecionadores. Desde então, a localização da amostra confiada à Fat/Urcamp é secreta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br