MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bidart busca inclusão de polo para surdos na nomenclatura

Publicada em 31/07/2019
Bidart busca inclusão de polo para surdos na nomenclatura | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fundação é polo desde 2018

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Fundação Bidart está começando as tratativas para incluir, na nomenclatura, o nome polo para Surdos. Com isso, ao invés de oficinas, os alunos passarão a ter aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) incluídas no currículo.
Conforme a diretora da escola, Alberes Siqueira, a movimentação para inclusão iniciou este mês. Ela conta que durante o ano de 2018, o projeto de atendimento aos estudantes surdos teve início na escola. Com isso, os alunos passaram a ter oficinas de libras. “Fizemos o teste e deu certo”, disse.
Alberes comenta que a escola conta com 327 alunos e, destes, sete são surdos. Para os estudantes do 1º ao 4º ano do fundamental, as oficinas são em período integral. “Na rede municipal, oito alunos são surdos. Um estuda na Educação para Jovens e Adultos e os demais na escola”, enfatiza.
Segundo a diretora, o conteúdo das disciplinas, incluindo as oficinas de Libras, são desenvolvidos pelos professores da escola, passam pela supervisão e são entregues a três profissionais que atuam no Atendimento Educacional em Libras. Depois, são repassados para oito interpretes que trabalham com todos os alunos.
A diretora enfatiza que a processo de inclusão da nomenclatura deve ser encaminhado para o Conselho Municipal de Educação e a definição deve se dar até o início do próximo ano. “A nomenclatura deve ficar Emef Fundação Bidart Polo para Surdos”, adianta.
O projeto de escola para surdos é da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) e tem como objetivo o ensinamento da Libras para todas as comunidades escolares bajeenses. Para a diretora da instituição, o recebimento do título de polo de educação para surdos é uma honra para toda a comunidade escolar.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br