MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Opinião

Novas perspectivas para o Brasil

Publicada em 31/07/2019

Por Francisco Turra*

Firmado recentemente, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia é uma das maiores oportunidades para o Brasil em nossa história. Sem exageros: o tratado nos tira do isolamento e coloca o país em um novo patamar. Temos adiante um imenso potencial de crescimento – não só nas relações com o Velho Continente, mas com todo o mundo.
Com o Brasil avançando para uma pauta cada vez mais voltada ao comércio exterior, muitas oportunidades surgem no mercado internacional. Para o setor da proteína animal, especialmente, isso é ainda mais verdadeiro. A Europa é um dos principais destinos da carne de frango brasileira, com 263 mil toneladas exportadas em 2018. Com o acordo, o Mercosul terá um acréscimo de 180 mil toneladas. Da mesma forma, conseguiremos maior abertura para carne suína e ovos, que estarão em condições de igualdade com 28 países de primeira linha daquele continente.
Embora ainda necessite passar pela aprovação dos parlamentos de cada nação, os efeitos são imediatos. Há um diálogo melhor e mais rápido entre indústrias e produtores, que reconhecem a relevância desse processo. O clima se torna mais favorável à concretização e à ampliação de novos negócios, podendo levar ao incremento das exportações no curto prazo.
E mais: o tratado agrega um expressivo valor aos nossos produtos. A União Europeia é uma grife, conhecida por sua exigência e refinamento. O reconhecimento de um bloco tão importante abre muitas portas ao redor do globo. A China, por exemplo, passou a consumir nossa carne porque já estávamos habilitados a vender para a Europa. É uma chancela incontestável.
Já estamos vivendo um momento singular para a proteína animal, com a ampliação das vendas à Ásia e a conquista de novos mercados. O acordo Mercosul-UE se traduzirá em crescimento das exportações, mais investimentos no setor e, por consequência, geração de muitos empregos – especialmente no Rio Grande do Sul, um dos principais players do setor. E a porta está aberta para novos pactos comerciais para o país.
É momento de celebrar. O Brasil se reencontra com o mundo, iniciando um novo capítulo em sua história. Um tempo de mais crescimento para diversos setores produtivos, o que trará mais desenvolvimento econômico e social para o país. E este pode ser apenas o começo. O futuro está, enfim, ao nosso alcance.

*Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e ex-ministro da Agricultura

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br