MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp tem seis projetos aprovados em congresso internacional

Publicada em 31/07/2019
Urcamp tem seis projetos aprovados em congresso internacional | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acadêmicos e professores buscam patrocínio para apresentar trabalhos na Espanha

Seis projetos sobre patrimônio cemiterial, realizados por acadêmicos e professores dos cursos de História e Jornalismo da Urcamp, foram aprovados para o XX Encontro Iberoamericano de Valorização e Gestão de Cemitérios Patrimoniais. Neste ano, o evento acontece em Málaga, na Espanha, entre os dias 11 e 16 de novembro, e conta com a participação de 20 países.
Coordenadora do curso de História, Clarisse Ismério conta que foram aprovados 173 resumos de 20 países. Deste total, 13 trabalhos são brasileiros e seis são da Urcamp. Responsáveis por quase metade dos trabalhos brasileiros aprovados, representam a Urcamp: Clarisse Ismério, com o trabalho Guardiãs, Musas e Guerreias: as representações femininas que contribuíram para a criação das personagens do Sarau Noturno; William Godinho Rodrigues, A segregação post mortem: o caso de um judeu segregado no Cemitério da Santa Casa de Bagé-RS; Felipe Lucas Fagundes, Combatentes, heróis, mártires, enterrados no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé; Ketherine Acosta, Eternas guardiãs da morte: Uma análise das estátuas das carpideiras do cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé; Matheus Martinez Feijó, Os cemitérios sob a perspectiva dos videoclips; Vitória Pereira Martins Severo, Os cemitérios e a falta de visibilidade midiática.
Uma das precursoras da visão patrimonial dos cemitérios em Bagé, Clarisse destaca que o crescente interesse dos alunos sobre o assunto é o resultado do trabalho desenvolvido através do Sarau Noturno, projeto reconhecido e premiado, desenvolvido pela própria historiadora. “Hoje o cemitério é reconhecido como um espaço de cultura e pesquisa e o Sarau é um exemplo disso, respeitado como um evento cultural. É muito bacana saber que estamos fazendo jus dentro da perspectiva da pesquisa e da extensão”, destaca.
Com a aprovação dos projetos, agora o grupo inicia a busca por parceiros e patrocínios para facilitar a viagem e hospedagem, a fim de representar o patrimônio cemiterial de Bagé. Acadêmico do segundo semestre do curso de História, Felipe Fagundes teve seu trabalho selecionado para apresentação em Málaga. Ele conta que recebeu a notícia da aprovação do trabalho submetido com um misto de felicidade, alívio e preocupação. “Fiquei aliviado porque a primeira parte passou e feliz porque o trabalho foi aprovado. Mas agora começa a parte mais difícil, que é a arrecadação de fundos. Não adianta ter tudo aprovado e não ter como ir”, destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br