MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prédios públicos são revitalizados após 10 anos sem manutenção

Publicada em 01/08/2019
Prédios públicos são revitalizados após 10 anos sem manutenção | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reforma está sendo finalizada

O solar que abriga Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) foi o primeiro prédio utilizado pela administração municipal de Bagé a receber manutenção. A reforma está sendo finalizada pela pintura externa. Além desta estrutura, as manutenções irão abranger o Palacete Pedro Osório, o centro Administrativo e a Prefeitura. Há mais de 10 anos os locais públicos tombados como patrimônio histórico, por legislação municipal, não eram revitalizados.
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, no Imba, o restauro do Salão Carlos Gomes, que estava interditado há mais de três anos, foi realizado pela Sociedade Espanhola, proprietária do prédio, em parceria com a Prefeitura de Bagé e apoio da Associação dos Amigos do Imba (Amimba).
Anacarla comenta que, além da restauração, a Amimba realizou outros consertos, como troca de piso, recuperação do forro, solução de vazamentos nos banheiros, troca de luminárias por luminárias de LED, entre outras intervenções. A lista inclui a pintura do salão e recuperação da fachada.
A secretária conta que todo o trabalho foi realizado em parceria com o Exército, que disponibilizou mão de obra, além da empresa de tintas Falk, que doou o material para pintura. A Amimba também realizou a doação de 120 cadeiras para o salão revitalizado. Uma das melhorias conquistadas, ainda  conforme a secretária, foi o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). “Há mais de 20 anos o Imba não contava com o documento”, disse.
A titular da pasta afirma que o próximo prédio a receber os reparos é o Palacete Pedro Osório, que abriga a secretaria. Ela conta que já foi consertada a parte do telhado que tinha várias goteiras e várias empresas já haviam tentado recuperar. Cinco peças internas já receberam manutenção e pintura. “O próximo passo será a pintura da parte externa, que também contou com doação de 50% da tinta pela Falk. O gasto para a manutenção vai girar em torno de R$ 5 mil”, ressalta.
Anacarla enfatiza que todas as manutenções foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé (Compreb) e as tintas utilizadas respeitam especificação do colegiado. “São tintas a base de água e cal”, salienta. A reforma do Prefeitura e do Centro Administrativo serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br