MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Câmara setorial de ovinos sugere criação de programa estadual

Publicada em 02/08/2019
Câmara setorial de ovinos sugere criação de programa estadual | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Durante reunião, lideranças apontaram desafios do setor

Representantes de setores, que participaram da reunião da Câmara Setorial da Ovinocultura, na terça-feira, 30 de julho, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em Porto Alegre, sugeriram a criação de um programa estadual para a ovinocultura, com estratégias em pequeno, médio e longo prazos. O rebanho gaúcho conta com cerca de 3,2 milhões de animais. Entre 2014 e 2018, houve redução de mais de 900 mil cabeças. Foi registrado também diminuição do abate oficial no Estado e aumento do abate interestadual, no qual os animais são abatidos em outros estados. A intenção é reverter este cenário.
A Câmara Setorial da Ovinocultura conta com representações da LanoBrasil, Alaska Indústria e Comércio de Lãs, Farsul, Sicadergs, Paramount, Fetag, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Agas, Barraca Missões, Arco, Associação Brasileira de Criadores de Ideal (ABCI), Emater, Embrapa Pecuária Sul, Mapa, Febrocarne, Cooperativa de Lãs Mauá (Comlan) e técnicos e pesquisadores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.
Os produtores também buscam a renovação do Selo Cordeiro Gaúcho como certificação de qualidade que agrega valor ao produto. Uma das definições da Câmara foi a instalação de um grupo técnico para discutir questões sanitárias. O grupo vai ser formado pelos mesmos integrantes do Programa Estadual de Sanidade Ovina (Proeso), que tem como objetivo controlar, erradicar e prevenir doenças que possam comprometer o rebanho ovino estadual, como sarna ovina, piolheira ovina e brucelose ovina.

Baixo consumo
Um dos desafios para a cadeia foi apresentado durante relato do encontro ocorrido neste mês, em Bagé, Ovinocultura em Debate, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e Embrapa Pecuária Sul. Pelas estatísticas apresentadas pela maestra churrasqueira Beth Schreiner, em Bagé, 12% da população brasileira nunca experimentou a carne ovina. O consumo de carne de ovelha por habitante ao ano é de 400 a 700 gramas ao ano, contra 38 quilos por habitante ao ano em países como Austrália e Nova Zelândia. E a carne de ovelha tem vantagens a serem exploradas: constância na oferta e na qualidade, baixo teor de gordura e preço estável.

Novos coordenadores
Durante a reunião, foram eleitos os novos coordenadores da Câmara Setorial. A coordenação será feita pelo produtor rural André Camozzato, da Pensando Cordeiros e da comissão de ovinos da Farsul, e a vice-coordenação terá Edison Ferreira, da Cooperativa de Lãs Mauá, de Jaguarão.
O diretor do Departamento de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural, Ivan Bonetti, destacou a importância das Câmaras Setoriais. “Funcionam como um balizamento, uma diretriz para a política pública desenvolvida pela Secretaria da Agricultura”, afirma.
Durante a Expointer, vai ocorrer uma reunião da Câmara Nacional de Caprinos e Ovinos organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ela ocorre durante a Expointer no dia 29 de agosto, às 14h, no auditório da administração do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br