MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

No Museu Dom Diogo de Souza, 50 degraus te levam até a Lua

Publicada em 02/08/2019
No Museu Dom Diogo de Souza, 50 degraus te levam até a Lua | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

No Museu Dom Diogo de Souza, 50 degraus te levam até a Lua

No dia 20 de julho de 1969, ocorreu o maior feito na história da humanidade, a exploração espacial, quando o astronauta Neil Armstrong desembarcou do módulo lunar Eagle e se tornou o primeiro homem a pisar na Lua. Neste mês, o incrível acontecimento completa 50 anos.

Para comemorar meio século desse feito, o Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Urcamp, organizou a exposição 50 degraus te levam até a Lua. Momento mais que especial para colocar em destaque para apreciação de todos, a pedra da Lua, que faz parte das relíquias  que integram este relevante acervo de valor histórico imensurável para nossa cidade, Estado e País.

O fragmento lunar do Vale do Berço do Touro, que pode ser conferido durante a exposição, foi coletado pela Apollo 17, em 1972. Trata-se de uma doação realizada pelo ex-presidente General Emílio Garrastazu Médici a Tarcísio Antônio da Costa Tabora para ser incluído no Acervo do Museu Dom Diogo.  A pedra ficou exposta até 1999, mas há quase 20 anos estava guardada por questões de segurança.

Agora, para celebrar essa data especial, a equipe gestora dos Museus de Bagé se reuniu para organizar a mostra que traz em seu contexto, uma coletânea de reportagens, e imagens de fatos que ocorreram na época. A exposição traz um belo apanhado de material de pesquisa histórica de fatos relevantes que aconteceram em 1969, em Bagé, Brasil e no mundo.

 

O presente de Emílio Médici

O general bajeense Emílio Garrastazu Médici,  presidente do Brasil de  1969 a 1974, foi o responsável pelo doação da Pedra da Lua ao Museu Dom Diogo de Souza. A doação foi feita em 1973 ao militar que comandou o País e recebeu esse presente do então presidente americano Richard Nixon. O fragmento foi parar no museu, por intermédio do advogado Fernando Sérgio Lobato Dias, que costumava visitar o ex-presidente em sua fazenda, em Dom Pedrito. Ao apresentar sua coleção particular de relíquias perguntou se ele se interessava por algo. Ficou dividido entre a camisa do Roberto Rivellino, campeão do mundo em 70, mas acabou escolhendo a pedra da Lua, que, logo, foi entregue ao historiador Tarcísio Taborda, que saberia cuidar do contexto de sua exibição para a comunidade.

A pedra trazida da Lua por astronautas, tem aspecto de carvão e está acomodada em cilindro de acrílico pouco menor do que uma laranja. A redoma foi fixada em uma placa de madeira, com inscrições em inglês falando em "símbolo do esforço humano". A pedra é um dos 78 fragmentos da Lua existentes no mundo, o que ficou do legado das 378 amostras das duas únicas expedições americanas, feitas pela Apolo 11 e Apolo 17.

 

"A pedra da Lua"

Ela  torna-se símbolo da ciência e da infinita capacidade humana de sonhar, transformar e evoluir. Esta exposição, portanto, é uma celebração da arte, da ciência e do espírito científico humano, que nos desafia a superar integralmente as formas de ignorância e intolerância às manifestações de vida do universo.

 Uma pedra apenas que assinala o poder incomensurável da aventura humana. Nos amplia, nos faz irmãos do cosmos, planetários e capazes de compreender nossa história e construir projeções de nossa  futura sobrevivência.

Guardamos, aqui, na nossa pequena Bagé, o universo e os sonhos da humanidade. Este é o momento de alçar voo, aqui e agora.
* Texto extraído da exposição

 

Visitações

O Museu Dom Diogo de Souza funciona de terça a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min, e, aos sábados e domingos, das 14h às 18h.  

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br