MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Que tal uma receita diferente sugerida pela Empório São Bento?

Publicada em 02/08/2019
Que tal uma receita diferente sugerida pela Empório São Bento? | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
SEKO COLOCA NESSE ESPAÇO EM BRANCO - Paleta de cordeiro e batatinhas coradas

A Empório São Bento é uma empresa especializada em carnes nobres e produtos especialíssimos para quem ama cozinhar e gosta de incrementar seus pratos com ingredientes especiais e cheios de requinte.

 Essa sugestão de prato é da loja que abriu suas portas na segunda quinzena de julho, na rua Bento Gonçalves, nº 160 D, e, desde lá, vem conquistando o coração dos bajeenses.

 

 

 

Paleta de cordeiro e batatinhas coradas

Ingredientes (para quatro pessoas):

- uma paleta de cordeiro com aproximadamente 1,6 kg (usei um ótimo cordeiro chileno que encontrei no açougue)

- uma colher de sopa de melaço de romã

- uma colher de sopa, generosa, de manteiga sem sal

- uma colher de sopa, generosa, de farinha de trigo

- 1/3 de xícara de vinho branco seco (usei Chardonnay)

- uma colher de sopa de suco de limão tahiti

- salsinha picadinha

 

Para temperar o cordeiro:

 

- 1/3 de xícara de orégano fresco (apenas folhas, sem os talos mais grossos)

- ¼ de xícara de tomilho fresco (apenas folhas, sem os talos mais grossos)

- uma cebola pequena (115 gramas) grosseiramente picada

- três dentes de alho grandes

- uma colher de sopa de mostarda amarela comum

- meia colher de chá de ras el hanoult (tempero feito com especiarias, muito popular em cozinhas como a marroquina)

- uma colher de chá de sumac (sumagre)

- duas colheres de sopa de melaço de romã

- uma colher e meia de chá de sal

- uma pimenta dedo-de-moça grande, sem as sementes

- uma xícara de folhas de salsinha

- três talos grandes de cebolinha

- duas colheres de sopa de shoyu

 

- Coloque todos os ingredientes da lista de temperos em um mixer (ou processador de alimentos) e processe até obter uma pasta bem homogênea (não deve levar mais do que dois minutos).

 

- Com o auxílio de uma faquinha afiada, faça diversos furos na parte da carne da paleta e espalhe a pasta de temperos pelos dois lados. Feito isso, coloque o cordeiro temperado dentro do saco de celofane próprio para assar e o feche - amarrando bem, para que o líquido não saia durante o cozimento (por precaução, na sequência coloquei esse “embrulho” dentro de mais um saco de celofane). Leve à geladeira por 12 horas, para que a carne absorva bem os sabores.

 

- Retire o cordeiro da geladeira e espere 30 minutos para que chegue perto da temperatura ambiente. Enquanto isso, preaqueça o forno a 140ºC.

- Disponha o cordeiro na grade central do forno (sim, direto na grade); bem embaixo dele, coloque uma assadeira grande com três dedos de água. A finalidade desse procedimento é a de evitar fumaça e qualquer risco de chamas, caso o saco de celofane rasgue e o tempero vaze. Cozinhe por três horas, virando a paleta na metade do tempo.

- Retire o saco de celofane com o cordeiro do forno e o coloque dentro de uma assadeira. Corte o saco e transfira para uma tigela todo o líquido que ficou nele (o usaremos no molho). Descarte o celofane, coloque a paleta em uma assadeira (se tiver uma daquelas que possuem uma grade dentro, melhor) e pincele a parte da paleta que ficará voltada para cima com a colher de sopa de melaço de romã. Retorne à grade central do forno, agora aquecido a 160ºC, e espere dourar - algo entre 15 e 18 minutos.

- Enquanto doura o cordeiro, prepare o molho. Em uma panela, sobre fogo médio-alto, derreta a colher de sopa de manteiga e junte a farinha de trigo. Mexa por um minuto (com o auxílio do fouet ou de uma colher de pau) e, sem parar, incorpore o líquido do cordeiro que foi reservado. Junte o vinho branco e mexa até o molho engrossar um pouco, ficando com uma consistência “aveludada” - algo próximo a quinze minutos. Desligue o fogo e acrescente o suco de limão e a salsinha. Prove o sal e corrija, se necessário.

- Para acompanhar a paleta, as clássicas batatinhas coradas, que são bem simples de se fazer. Descasque as batatas e as cozinhe - em água com sal, uma colher de sobremesa de vinagre de vinho e duas folhas de louro - até ficarem al dente, sem desmanchar. Passe pelo escorredor e as doure em uma frigideira grande (usei uma antiaderente), com duas generosas colheres de manteiga sem sal (para um quilo de batatas) e uma colher de azeite, sobre fogo médio. Faça sem pressa, sacudindo algumas vezes para dourarem por igual - deve levar pelo menos quinze minutos. Tempere com um pouco mais de sal e bastante salsinha picadinha e sirva junto com a paleta de cordeiro (que deve estar macia e suculenta) e o molho.

Receita e foto: Andre Lima de Luca

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br