ANO: 26 | Nº: 6555

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
02/08/2019 Caderno Ellas

Tendências

Foto: Reprodução JM

CALÇA CLOCHARD
CALÇA CLOCHARD

 

Por Janine Pinto

Estilista/colaboradora

 

Ouvimos falar constantemente nesta palavra, que se repete em todas as editorias de moda e virou lugar comum para quem trabalha na área. Mas o que são tendências?

Tendência. Substantivo feminino. Uma propensão, uma inclinação, uma disposição, um propósito. Aquilo que molda todas as nossas vontades, todas as nossas escolhas, todas as nossas decisões e todos os nossos desejos – mesmo aqueles que nem sequer sabíamos que tínhamos.

As tendências nasceram com a modernidade. São consequência das mudanças observadas desde o século XVIII. Essas transformações se tornaram possíveis graças às evoluções tecnológicas e econômicas.

Como acontece com qualquer fenômeno sociológico, não existe uma única conclusão sobre o “onde” e o “como” do nascimento das tendências a adoção de uma nova ideia, comportamento ou produto não acontece de forma simultânea – é um processo que joga com a disposição das pessoas, que escolhem adotá-las logo, ou não adotá-las de forma alguma.

Porque ela é um produto da forma como nós, tribo nos comportamos e uma forma como nós, tribo, nos identificamos.

 As tendências constituem uma solução para a nossa época em que andamos perdidos, sem rumo e sem esperança, mas a nossa roupa não. Essa, ao contrário, nos identifica e nos coloca no mundo.  Conseguimos perceber que, onde quer que existam tribos, existirão tendências. Conseguimos perceber que elas são um produto tão nosso como nós somos delas e às vezes o que vira moda em outro hemisfério não pega aqui. As tendências sempre foram e serão sempre essenciais ao modo como interagimos uns com os outros. Mostram-nos que fazemos parte do grupo.

Agora que você já sabe o que é tendência, adiantamos um pouco do que vem por aí. Por enquanto, é tendência, mas, daqui a pouco, já se confirmará, ou não!

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...