ANO: 25 | Nº: 6334

Airton Gusmão

redacaominuano@gmail.com
Pároco da Catedral
03/08/2019 Airton Gusmão (Opinião)

O chamado em todas as estações da vida

Estamos iniciando o mês das vocações. É importante refletir sobre o chamado de Deus a todos nós, indistintamente, e a resposta que cada um vai procurando dar ao longo da vida. Alguém nos chama porque precisa de nós. E nós podemos dar uma resposta: “Recebi uma chamada pelo telefone e atendi”. Pode acontecer que alguém nos chama e nós podemos responder: “Sinto muito, mas agora não posso”.
Geralmente, quando se fala em vocação, muita gente pensa logo em vocação para padre, religioso e religiosa; na vocação à santidade ou na vocação cristã que recebemos no Batismo. Esse pensar não está errado, porém, é preciso ter presente que existe uma vocação básica que abarca e fundamenta todas as outras vocações. Todos nós somos seres humanos. Nossa vocação básica e principal é ser humano. Quando falamos em vocação cristã, vocação matrimonial, sacerdotal, religiosa, não podemos esquecer esta vocação básica.
Na Mensagem para o 56º Dia Mundial de Oração pelas vocações, com o tema: ‘a coragem de arriscar pela promessa de Deus’, o Papa Francisco nos dizia que “a chamada à vida cristã, que todos recebemos no Batismo, nos lembra como a nossa vida não é fruto do acaso, mas de uma dádiva a filhos amados pelo Senhor, reunidos na grande família da Igreja. Depois, a vida cristã encontra a sua expressão naquelas opções que contribuem também para o crescimento do Reino de Deus na sociedade: a opção de casar em cristo e formar uma família, bem como nas outras vocações ligadas ao mundo do trabalho e das profissões, com o compromisso no campo da caridade e da solidariedade. No encontro com o Senhor, alguém pode sentir o fascínio duma chamada à vida consagrada ou ao sacerdócio ordenado”.
Neste mês de agosto, lembramos de modo muito especial as vocações. A palavra vocação deriva do verbo latino “vocare”, que significa “chamar”. É o mistério do chamado de Deus dirigido a toda pessoa humana, onde, através deste chamado, Deus entra em diálogo, despertando uma resposta de nossa parte, que deve sempre ser vista na perspectiva do serviço, de uma missão em favor de uma causa, de uma pessoa ou de uma comunidade. Assim, a palavra vocação compreende um chamado, uma resposta e uma missão.
Na mesma mensagem do Papa, ele lembra que “a chamada do Senhor não é uma ingerência de Deus na nossa liberdade; não é uma ‘jaula’ ou um peso que nos é colocado às costas. Pelo contrário, é a iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos convida a entrar num grande projeto, do qual nos quer participantes. Ele não quer que nos resignemos a viver o dia a dia, pensando que afinal de contas não há nada que valha a pena comprometer-se, apagando a inquietação interior de procurar novas rotas para a nossa navegação (Mc 1,16-20)”.
O Projeto de evangelização “Cada comunidade uma nova vocação” nos lembra que é importante falar bem de todas as vocações, rezar com confiança pelas vocações e sermos capazes de convidar, também com o nosso testemunho, muitas pessoas que possam estar escutando algum chamado. A nossa Diocese de Bagé, no seu Ano Jubilar de 60 anos: gratidão, compromisso e esperança, nos convida a rezar sempre, todo dia 25 de cada mês pelas vocações, de modo especial pelas sacerdotais e religiosas. No próximo ano o Seminário Diocesano será reaberto, e quanto fará bem as nossas orações e ajuda material.
O Senhor não deixa de chamar em todas as estações da vida. Há lugar e oportunidade para todos e ninguém pense não ter uma vocação. Todos, sem exceção, têm um olhar pessoal de Deus a ser realizado na igreja e no mundo. Rezemos e apoiemos todas as vocações: a vida, os leigos e leigas, a matrimonial, a sacerdotal, a religiosa, a missionária e os vários ministérios e serviços para os tempos de hoje.
Façamos a nossa parte. Sejamos alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e solidários com os que sofrem. Um bom final de semana a todos e até uma próxima oportunidade.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...