MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Saúde, Educação e Segurança: como a construção da Pampa Sul auxiliou no desenvolvimento da região

Publicada em 06/08/2019
Saúde, Educação e Segurança: como a construção da Pampa Sul auxiliou no desenvolvimento da região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empresa realiza ações em parceria com as prefeituras

Durante a implantação da Usina Termelétrica Pampa Sul foram adotadas ações e parcerias com as prefeituras de Candiota e Hulha Negra com o objetivo de promover, quando necessário, melhorias na infraestrutura de serviços básicos e, assim, contribuir com a promoção de níveis mais elevados de bem-estar da população. Entre as principais iniciativas desenvolvidas, podem ser citadas melhorias para educação, saúde, segurança, lazer, saneamento básico, planejamento urbano, atenção com idosos, apoio ao empreendedorismo, malha rodoviária e capacitação de mão de obra. Parte destes trabalhos, são apresentados hoje, a partir de entrevista com o gerente geral da UTE, Luiz Torres.

De acordo com o gerente geral da obra, todas as iniciativas de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa durante a implantação do empreendimento demonstram o legado positivo que a obra da Usina representa para as comunidades que, além de viver com toda a movimentação econômica gerada no entorno da obra, tiveram suas demandas ouvidas e, sempre que possível, atendidas. "As ações estão alinhadas, ainda, com os compromissos assumidos com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com a política de responsabilidade social da empresa", relata.

Mão de obra

Torres ressalta que, entre os anos de 2015 e 2016, UTE Pampa Sul ofereceu 16 cursos de capacitação profissional em áreas ligadas à construção civil e montagem eletromecânica para os moradores dos municípios que fazem parte da Área de Influência Direta (AID) e Indireta (AII) do empreendimento.

No total, foram disponibilizadas 29 turmas com 580 vagas. O objetivo dos cursos foi oferecer qualificação profissional para pessoas da região, de modo que elas tivessem condições profissionais de ingressar no mercado de trabalho, assim como, concorrer às vagas disponibilizadas para a obra da Usina.

Os cursos foram desenvolvidos em parceria entre a UTE Pampa Sul, as prefeituras da região, as agências FGTAS/SINE da região e o SENAI/RS. Em consequência, considerando a política de priorização na contratação da mão de obra local, ao longo do período de construção da Usina, na média, 67% da mão de obra foi oriunda do Rio Grande do Sul, dos quais 45% do município de Candiota, 19% de Bagé, 7% de Pinheiro Machado e 5% de Hulha Negra. Os demais, 24%, eram de outros municípios do Estado.

Incentivos

Segundo o gerente, em Candiota, foram doados equipamentos médico hospitalares, realizada reforma da sala de observação do Hospital Beneficente de Candiota, executada a reforma e adequação da Unidade Básica de Saúde da Vila do Seival e feita doação de 21 tablets para a Secretaria de Saúde do município, que estão sendo utilizados pelos Agentes Comunitários de Saúde nas visitas domiciliares, de modo a propiciar a melhoria do atendimento à comunidade amparada pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Já em Hulha Negra, foi realizada a cobertura do estacionamento de ambulâncias do hospital e a doação de equipamento médico-hospitalar.

A quadra poliesportiva da E.E.E.F. Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), em Candiota, foi revitalizada, ganhando novo alambrado, pintura e estruturas. Em Seival, a E.E.E.F. Seival foi contemplada com recursos para desenvolver projeto englobando acompanhamento pedagógico, esporte, lazer, cultura e artes e a E.M.E.I. Gente Feliz recebeu equipamentos de informática.

A UTE proporcionou a melhoria das condições de atendimento à população, com a reforma e ampliação do Posto da Brigada Militar de Candiota, doação de equipamentos e materiais para a Brigada Militar de Bagé, reforma de sala da Brigada Militar Ambiental e doação de equipamentos para a Polícia Civil.

Mais

A revitalização da Praça da Vila do Seival, que conta com parquinho infantil e pista de skate, foi uma das melhorias proporcionadas pela Usina. No bairro de João Emílio, foi instalado um playground junto à praça que está sendo construída pela prefeitura. O município de Hulha Negra foi beneficiado com três academias ao ar livre,– uma instalada na sede do município, outra na Trigolândia e a terceira no assentamento Conquista da Fronteira.
Mais detalhes sobre os impactos causados pelo empreendimento, serão expostos na edição de amanhã.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br