ANO: 25 | Nº: 6330
07/08/2019 Região

Infraestrutura e apoio a projetos: eixos que tiveram contribuição da Pampa Sul

Foto: Simôni Costa/ Especial JM

Via que liga mina da Copelmi, próxima ao bairro João Emílio, e a Usina, em Seival, será pavimentado
Via que liga mina da Copelmi, próxima ao bairro João Emílio, e a Usina, em Seival, será pavimentado

Após abordar, na edição de ontem, uma primeira parte dos reflexos motivados pela construção da Usina Termelétrica Pampa Sul, em Seival, no município de Candiota, hoje, outras ações são expostas pela reportagem do Jornal MINUANO, a partir de entrevista com o gerente geral da obra, Luiz Torres.
Um marco, por assim dizer, foi a participação da empresa na implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em Candiota, com capacidade de tratamento de 60 litros por segundo, visando garantir o abastecimento da sede do município (Dario Lassance), Vila Residencial e parte da zona rural. Na localidade do Seival, recentemente, foi instalada uma caixa d'água com capacidade de armazenamento de 100 m³, que dobrará a capacidade de abastecimento do bairro.
Para Hulha Negra, há a previsão de construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e de uma rede adutora que permitirá que o município seja abastecido com água da barragem da UTE Pampa Sul. Atualmente, a Prefeitura está buscando, junto à Fepam, o licenciamento da obra para, na sequência, ser feita a contratação, pela UTE Pampa Sul, da empresa que executará o trabalho.
Planejamento e colaboração
Segundo Torres, foram elaborados os Planos Diretores de Candiota e Hulha Negra, em parceria com a Urcamp, com a colaboração das equipes técnicas das prefeituras. O Plano Diretor de Candiota já foi aprovado na Câmara de Vereadores, conforme Lei Complementar nº 081 de dezembro de 2018. O de Hulha Negra ainda está em tramitação.
Em Candiota, as ações de estímulo ao empreendedorismo foram centradas na Vila do Seival, com a realização de cursos de capacitação em gestão de negócios e produção nas áreas de costura e panificação, os quais foram ministrados, respectivamente, pelo Sebrae/RS e Senai/RS, com o apoio da Prefeitura de Candiota, por meio da Sala do Empreendedor. Em Hulha Negra, em parceria com o Senai/RS e Prefeitura Municipal, também foram realizados cursos de capacitação na área de costura. Essas ações visaram, sobretudo, fomentar iniciativas empreendedoras, como a Cooperativa de Costura de Seival, e contribuir com a organização social e o desenvolvimento da região.
Outra iniciativa voltada à geração de trabalho e renda foi a viabilização dos Projetos "Ampliação e Sustentabilidade da Feira Livre de Candiota", em parceria com a Associação das Produtoras da Agricultura Familiar e Artesãs Guerreiras do Campo, e "Leite é Renda Familiar", em parceria com a Cooperativa de Produção, Trabalho e Integração Ltda – Coptil, ambos com a participação do Instituto Cultural Padre Josimo, por meio dos quais foram adquiridos materiais e equipamentos para ampliação e qualificação da estrutura da feira e para fortalecimento e estruturação da atividade leiteira, propiciando a melhoria da qualidade de vida das famílias de agricultores dos assentamentos rurais.
Malha rodoviária
Uma das ações mais importantes que deve auxiliar a população de Candiota será a construção de trecho da estrada entre os bairros de João Emílio e Seival, que liga a UTE Pampa Sul ao pátio da mineradora Copelmi.
A obra teve início recentemente e o projeto prevê a implantação de duas pistas pavimentadas de 4,5 metros (uma para cada sentido) e recuo lateral de um metro em material granular, além da implantação de sinalização horizontal e vertical ao longo da via e a melhoria e ampliação do sistema de drenagem ao longo dos sete quilômetros de pavimentação asfáltica em obras. A expectativa é que a obra dure cerca de 10 meses.
Outros benefícios
De acordo com o gerente, além dessas atividades, foram realizados cursos pós-técnicos de "Operador de Processos de Geração de Energia Elétrica" e "Eletromecânico de Manutenção" ofertados em parceria com o Senai/RS. Os cursos tiveram o objetivo de formar mão de obra especializada para atuação em usinas térmicas, com a possibilidade de absorção de parte dos alunos formados para a fase de operação comercial da Usina.
Para essa qualificação foram realizadas três turmas de cada curso com formação teórica de um ano e mais um ano de prática. Atualmente, 18 alunos, oriundos das terceiras turmas, estão realizando seu estágio na UTE Pampa Sul. Entre os formandos das duas primeiras turmas, pelo menos, vários foram contratados, sendo 23 diretamente pela UTE Pampa Sul e outros para atuar em empresas contratadas para prestar serviços na obra. Todos os contratados são de cidades da região.
Em paralelo, grupos de idosos de Candiota e Hulha Negra, ligados ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) dos municípios, receberam, cada um, um veículo do tipo van, que estão sendo utilizados para o transporte dos idosos em atividades e eventos ligados à promoção da melhoria da qualidade de vida.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...