MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Diretor do Daeb presta contas e projeta obras até 2021

Publicada em 08/08/2019
Diretor do Daeb presta contas e projeta obras até 2021 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Diretor também pretende concluir ações até dezembro

O diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé, Graciano Pereira, realizou, ontem, uma prestação de contas dos sete meses em que está a frente da autarquia. Ele destacou a inauguração do novo reservatório, no qual foram investidos mais de R$ 3 milhões, bem como a reabertura da Fábrica de Bueiros. Além disso, projetou investimentos a médio e longo prazo, como a reestruturação das pontes da rua Ernesto Médici e do Passo do Onze e a reforma do reservatório antigo, consistindo em limpeza, adequação e modernidade.

Conforme Pereira, foram realizadas várias obras em Bagé. Algumas com investimentos próprios da autarquia. O diretor citou as obras das travessias dos interceptores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi concluída em fevereiro. Também falou sobre a interligação dos reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA). Outros pontos informados pelo diretor foram as intervenções na rede de esgoto da avenida Sete de Setembro, que solucionou a infiltração de esgoto para a garagem subterrânea do Obino Hotel, e na galeria da General Osório na esquina com a rua Coronel José Otávio (esquina do colégio estadual Carlos Kluwe). "Eram problemas históricos", frisou.

O departamento também atuou na calçada e muro da ETA, desobstruiu e executou a rede pluvial e esgoto do Par do 21, na Avenida Visconde de Ribeiro Magalhães. Além disso, fez manutenções nos bairros Ivone, São Martins, São Domingos e Cohab, durante Projeto "Meu bairro Melhor". Pereira lembra que foi retomada a obra do rua doutor Mário Araújo, no bairro Bonito, e foram adquiridos adquiridos mais de dois mil metros de bueiros. "Faz parte do Programa de Combate a Alagamentos, que busca realizar ações para amenizar enchentes na cidade. O valor do investimento é de R$ 461.848,50, com recursos próprios do Daeb", ressalta.

Até 31 de dezembro, os objetivos prioritários do departamento são a conclusão da obra da rua Mário Araújo e Barão do Itapevi; conclusão das galerias da rua 266, na zona norte, a recuperação do muro do Daeb, asfaltamento do pátio da autarquia e construção de abrigos para os veículos e equipamentos. Também devem ser realizados estudos e levantamento de campo das necessidades e projeto pronto do Plano Municipal de Saneamento (PMS), com o encaminhamento ao Ministério da Infraestrutura ou correspondente. "Somos um dos poucos municípios de médio porte que ainda não concluiu o plano", disse.

O departamento pretende, relata o diretor, adquirir uma escavadeira e prancha para o transporte, duas caçambas e uma retroescavadeira e concluir a obra da Estação Elevatória. "Todas estas realizações foram possíveis graças à confiança e apoio do prefeito Divaldo Lara, que me colocou à frente desta importante autarquia", concluiu.

Metas a médio e longo prazo

- Projeto e Construção de Caixa de Armazenamento/apoiada ou elevada na zona leste da cidade, assim como no bairro Malafaia, em função do aumento de habitantes naquelas regiões e por consequência pressão de água diminuída;

- Início das obras relativo ao Plano Municipal de Saneamento;

- Início da Interligação total do novo Reservatório à Rede Municipal de Água;

- Reforma e adequação de todas as Estações e Tratamento de Esgoto – ETEs, agora de acordo com a nova regulamentação da Fepam;

- Projeto, Criação e Estruturação de Laboratório para análise dos rejeitos de esgoto a serem liberados da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE

- Programa de Renovação da Frota de Veículos e Equipamentos da Autarquia;

- Projeto de revitalização e troca de tubulação antiga da cidade;

- Projeto e Revitalização da Estação de Tratamento de Água- ETA, consistindo em melhorias do laboratório de análises, destinação adequada dos rejeitos do tratamento e substituição do sistema manual de controle de barragens para um sistema de automação e informatizado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br