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Projeto de intervenção precoce ao Autismo deve ser ampliado

Publicada em 08/08/2019
Projeto de intervenção precoce ao Autismo deve ser ampliado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Criação de Centro Especializado Municipal é avaliado

Um encontro entre a secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, e o titular da pasta da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, realizado na manhã de ontem, com a participação da coordenadora de Educação Inclusiva da Smed, Mara Rúbia Pinheirua, e as assessoras Carla Finger e Deise Quadros,  tratou sobre os projetos desenvolvidos através de parceria entre as duas secretarias. Na oportunidade, Adriana fez o relato das principais ações, com ênfase ao Projeto de Intervenção Precoce ao Autismo, desenvolvido há mais de dois anos.
"Temos nos dedicado de forma intensa e sistemática a este projeto, porque todos os estudos apontam que quanto mais cedo for a intervenção, tanto médica quanto escolar e familiar, melhor será o desenvolvimento da criança e, consequentemente, do adulto com Transtorno do Espectro Autista", detalhou.
Do mesmo modo, Kalil afirmou que o trabalho desenvolvido em conjunto tem trazido ótimos resultados e há possibilidade de ampliação desta parceria. "Teremos uma agenda com o ministro da Saúde, em Brasília, nas próximas semanas, onde, junto com a secretária Adriana Lara, apresentaremos tudo o que vem sendo feito pela rede municipal. Lá, apresentaremos um projeto de ampliação para conquistar recursos para atender este público", antecipou.

Protocolo de intenções

Adriana lembrou que neste ano, exatamente no dia 2 de abril, data que marca a luta das pessoas com Autismo, foi assinado um Protocolo de Intenções que confirmou o desejo de implantação, na cidade, de um Centro Municipal de Autismo. "Naquela ocasião, confirmamos nosso desejo de ampliar um trabalho que não começou ali, mas que vem sendo estudado, pensado, planejado e executado", mencionou.

Mara Rúbia ressalta que a "grande marca" do projeto é a capacitação de todos os envolvidos com o autista. "Nesta proposta, temos trabalhado com a criança, com a família e, principalmente, com os professores, no sentido de que toda a rede de relações desta criança esteja apta para lidar com as características próprias do autista", detalhou.

Adriana complementou anunciando que, no final deste mês, a equipe da Smed e professores do Atendimento Educacional Especializado da rede, participam do 2º Congresso Luso Brasileiro sobre Transtorno do Espectro Autista e Educação Inclusiva. "Devido ao trabalho que desenvolvemos, estudos e de toda a experiência que já experimentamos na prática, fomos convidadas a apresentar nosso projeto na abertura do congresso, como um case de sucesso. Estamos felizes com isto e com o sentimento de que esta caminhada está no rumo certo", finalizou.

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