ANO: 25 | Nº: 6379
10/08/2019 Luiz Coronel (Opinião)

A história é uma lenda

1.Sim, a história é uma lenda. Lembro: tenho 19 anos. Estou em frente aos cursos de pré-vestibular vendendo polígrafos de história. Lia e sublinhava cada um dos livros adquiridos à duras penas.
2.De imediato, assumia o "mimiógrafo", arcaica impressora, cultuando o cheirinho etílico e detestando o ritmo pamonha do andar sucessivo das páginas.- Olha a Idade Média ! – Olha a Inconfidência Mineira ! Com tal comércio eu "deixava a vida me levar"
3. Linhas que o destino traça não as explica um mortal. Certa noite de inverno, desce os 12 andares do Edifício União, onde funcionava o Instituto Pré-Vestibular, o professor Victor Ripol. E a queima-roupa indaga: - Guri, não queres dar uma subida e distrair a meninada, pois o Professor Arno está de viagem?
4.Sôfrego, fui às nuvens, e fiquei 12 anos lecionando história. Confesso: aprendi bem mais do que ensinei. Meu mestre Drummond, a folhas tantas, sentencia: "a história é um remorso. Será a história a narrativa da conquista da liberdade através dos tempos ? Passamos de cardápio canibalesco à escravo, de escravo à servo, até nos tornarmos astronautas? Será essa nossa jornada heroica na trajetória dos tempos?
5.Ou Maquiavel teria matado a charada quando assinalou duramente: "O ser humano, em qualquer tempo e lugar é sempre o mesmo." Os dados estão lançados. Façam suas apostas, cavalheiros!
6. O circunstancial leitor deve ter percebido que não gosto de andar sozinho. Convoco para sentar ao meu lado Jean Cocteau. O francês colocava a lógica e o absurdo nos trapézios da inteligência para nos surpreender com sua veracidade sentenciosa: "a lenda é uma mentira que se torna realidade. A história, uma realidade que se torna mentira." Pensar nisso pede um copo d'água depois.
7. Pensar é não sentir o sumo das laranjas. Sei, não. Os portugueses nos legaram um provérbio salutar, "quem não sabe o que quer, quando encontra não se dá conta".
8.Segundo um ser televiso "não fosse Thomas Edison ter inventado a eletricidade estaríamos assistindo TV 'a luz de velas". A nossa compreensão da vida torna nossos prazeres mais raros, porém mais profundos,
10. Existe um texto que carimbou minha alma e lhe deu passaporte. Cito este verso de Fernando Pessoa: O mito é o nada que é tudo. A história humana eleva-se sobre os alicerces dos mitos. Alguns ingênuos, outros dramáticos, mas sempre inseridos em nossas profundas carências. Heróis, deuses e ícones, todos eles vestem o manto diáfano dos mitos.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...