MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bioma em foto

Publicada em 10/08/2019
Bioma em foto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Miconia hyemalis (pixirica ou pixirica-branca), Encruzilhada do Sul, 2008

Miconia é o maior gênero pertencente à família botânica Melastomataceae, com cerca de 1.050 espécies distribuídas nas regiões neotropicais. Apresentam-se como lianas ou ervas, arbustos e árvores de tamanho pequeno a médio, podendo alcançar 15 metros de altura. Caracteriza-se pelas inflorescências terminais, pétalas de ápice arredondado e frutos carnosos. Alguns gêneros apresentam espécies ornamentais com flores e/ou folhas vistosas. Em geral, as flores não produzem néctar e são, principalmente, visitadas por abelhas coletoras de pólen. As sementes das espécies com frutos capsulares são dispersas pelo vento ou pela chuva, enquanto aquelas provindas de frutos tipo baga como as produzidas pela espécie Miconia hyemalis são dispersas por aves, mamíferos e lagartos. Existem ainda as que são dispersas secundariamente por formigas. A fruta da Miconia é um dos alimentos prediletos dos pássaros, que funcionam como vetores de difusão das suas minúsculas sementes. As folhas de algumas espécies são apreciadas por lagartas do gênero Hedylidae. Várias das espécies sofrem com a destruição de seu habitat e acredita-se que algumas já estejam no limiar da extinção. Por outro lado, M. calvescens tornou-se uma espécie invasora em algumas ilhas do Pacífico, onde foi introduzida como ornamentação, entre as quais o Havaí e Taiti. É reconhecida como "praga púrpura", pelo fato de o dorso das folhas ser desta cor, e "câncer verde", por proliferar muito rapidamente e por levar à morte a vegetação nativa ao encobri-la com suas enormes folhas. No Rio Grande do Sul estima-se a existência de 16 espécies do gênero, tendo algumas grande potencial para utilização ornamental, porém ainda pouco exploradas para tais fins. (Texto: acadêmica Ciências Biológicas da Urcamp e bolsista no projeto "Fotografar para conhecer o Pampa", Alessandra A. de Menezes).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br