MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Combreb divulga programação da Semana do Patrimônio

Publicada em 10/08/2019
Combreb divulga programação da Semana do Patrimônio | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
História através da arte cemiterial é um dos passeios previstos na agenda

Com programação de 16 a 28 de agosto, a Semana do Patrimônio prevê uma série de atividades culturais para proporcionar aos bajeenses atividades para conhecer e entender melhor a memória e cultura da cidade contada a partir do patrimônio arquitetônico. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com realização do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do município de Bagé – Compreb.
A presidente da entidade, Núbia Margot Menezes Jardim, explica que o Dia do Patrimônio Nacional é celebrado em 17 de agosto. Em razão disto, a programação da semana em Bagé sempre prevê atividades nesta data específica. A abertura do evento acontece no dia 16, com a palestra “(Des)poluição visual: redescoberta do patrimônio”, que acontece no teatrinho da Urcamp, com a participação do designer, Tiago Fiamenghi, idealizador do projeto em Caxias do Sul, além de representantes do Compreb, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) e Promotoria Pública do Estado.
Um dos eventos principais da programação, que acontece justamente no Dia do Patrimônio, o passeio no aqueduto e Panela do Candal busca apresentar para os bajeenses dois pontos pouco conhecidos da história da cidade. A atividade inicia às 9h30min do dia 17 de agosto, com saída do Museu Dom Diogo de Souza e chegada no Arquivo Público Municipal. O passeio será acompanhado pela arqueóloga Gisele Pinheiro e engenheira ambiental, Carina Bork.
Outra atividade destaca da programação é o painel “Preservando as memórias e identidade de Bagé”, que acontece no dia 21, às 19h, no teatrinho da Urcamp, com participação do historiador, Jaime Barbosa Viviam Jr.; pesquisadora, Elizabeth Fagundes; arquiteta e urbanista, Adriane Luiz Alves.
Núbia destaca que a programação da semana busca mostrar a importância do patrimônio, não só como memorábilia da cidade, mas também em termos de economia. “O patrimônio bem conservado também dá retorno para a cidade, através do turismo. Por isso precisamos desmistificar a ideia de que o patrimônio tranca ou impede o desenvolvimento, é exatamente o contrário. Precisamos valorizar o que temos”, afirma.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br